17 de setembro de 2010

DMSC/2010 - GRANDES EIXOS... ERA PARA FLUIR, MAS...


ENGARRAFADO, APESAR DAS 19 FAIXAS, EM LOS ANGELES
Modelo americano levado ao extremo! Queremos isto para Recife?

Amigos...

Este é o segundo de sete artigos sobre mobilidade em Recife. Houve um tempo em que a cidade não dispunha de uma série de eixos atuais: Avenidas Caxangá, Norte, Sul, Mascarenhas de Morais, Abdias de Carvalho e Agamenon Magalhães. Houve um tempo em Recife que para ir do norte ao sul da cidade era preciso trafegar em ruas pequenas e apertadas. Mas seguindo o exemplo de outras grandes cidades do planeta, Recife achou que abrindo grandes avenidas iria melhorar a vida de seus cidadãos. Era o modelo urbano americano se impondo no pós-guerra, a era do automóvel. E a cidade cresceu, inchou, mais e mais gente precisando ir e vir nos seus quatro cantos.

A cidade acreditou que este modelo era o ápice da civilização, e deixou de acompanhar o crescimento do número de carros e da população, e seus reflexos na mobilidade. Crises vieram e foram, mas a cidade continua inchando, e os grandes eixos, outrora de fluxo rápido, se converteram em trambolhos entupidos de cruzamentos, sinais, carros e mais carros. A cidade anda quase parando, mas com tantos exemplos, ainda não percebeu o que realmente precisa ser feito: forçar a mudança da mentalidade de uso de carros para transporte individual, e garantir o espaço necessários que promova a bicicleta e o transporte público de qualidade.

Construir novos corredores de ônibus e ciclovias nos grandes eixos da cidade, dando prioridade ao transporte público e a bicicleta, aliada a uma política pública de redução do uso de carros, economizará uma boa quantidade de recursos, e ainda propiciará melhoras na qualidade de vida na cidade. É a experiência do mundo hoje. É o modelo que o mundo está adotando e que em algum momento precisaremos adotar: sustentável, controlado, e voltado para atender a todos os cidadãos.

Neste dia 22 de setembro, todos temos a oportunidade de tentar fazer uma Recife melhor. Deixe seu carro em casa, ande, pedale, pegue um ônibus. Contribua para uma cidade melhor e um mundo mais limpo.

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Mesmo sendo uma montagem, essa foto chama a atenção para o "Apocalipse Motorizado" que está prestes a acontecer (se é que já não esteja acontecendo em Recife e outras grandes cidades brasileiras) se as pessoas (cidadãos e governantes) não mudarem um pouco a visão de mobilidade e sustentabilidade...

    Tá muito massa essa série do DMSC Rogério!!! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. E quem disse que é montagem? Vc já analisou a foto? Observou que não existem repetições dos padrões de carros. Se for uma montagem acredite, quem fez teve uma paciência infinita. Teve de trabalhar com uma imagem gigantesca, arquivo de pelo menos uns 300 GigaBytes. Clonar e colar pedaços mil, falseando carro por carro para não deixar padrão visível. Mesmo copiando e colando, seria um trabalho para japonês nenhum botar defeito, quase como organizar os grãos de areia de uma praia! E para quê? Para dar esta sensação de supercongestionamento em um BLOG ou SITE? Muito trabalho para pouco retorno! Naaaaaa! Isto ai existe!

    ResponderExcluir
  3. hahahaha... é amigo, a primeira vista não parece.. + é montagem sim... estou te mandando por e-mail uma foto q deixa claro a repetição de carros... essa mesma foto foi tema de uma discursão na lista da Bicicletada São Paulo...
    Aliás... quase toda foto desses ultra-congestionamento nessas mega avenidas são montagens. Mas isso não invalida as ressalvas feitas. Pelo contrário, nos alerta para o FUTURO!

    Não esquece de olhar o e-mail! =)

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010