21 de setembro de 2010

DMSC/2010 - INTEGRAÇÃO MODAL... NECESSIDADE!

Amigos...

Este é o sexto de sete artigos sobre mobilidade em Recife. Tenho a felicidade de morar em uma área muito bem servida de ônibus. Mas sei que sou exceção. A grande maioria precisa, além do ônibus, bater uma pernada até as paradas, indo ou vindo! Tudo poderia ser mais fácil se pudessemos usar a bicicleta até a parada, pegar um ônibus até perto de nosso destino, e usa-la no resto do caminho.

Mesmo aqueles que não conseguem viver sem as quatro rodas, mas que estão impedidos de fazê-lo por motivos variados, como falta de estacionamento, economia de combustível ou mesmo consciência ecológica, poderiam se beneficiar de uma infraestrutura de mobilidade integrada, através de estacionamentos periféricos servidos por ônibus.  Desde que funcionasse, com real envolvimento do poder público na promoção e manutenção do sistema.

Em muitas coisas, os gestores da mobilidade em Recife carecem de visão ou coragem, e na integração entre os diversos modais de transporte, de ambos!  O SEI, Sistema Estrutural Integrado é um projeto dos anos 70, e está centrado apenas nos ônibus e metrô. As estações de integração e do metrô não têm estacionamentos seguros para carros nem bicicletários, mostrando claramente que o sistema foi pensado não para integrar os diversos meios de transporte, mas para servir apenas as comunidades mais carentes. "Ricos têm carro e não usam ônibus ou metrô, portanto isto aqui é para o quase pobre". Sim, porque o sistema também exclui os muito pobres, que pedalam por absoluta falta de recursos para usar os ônibus.  

Abrir estacionamentos junto aos terminais de integração, as estações de metrô, poderia tirar muitos carros das ruas. Idem bons e seguros bicicletários, permitindo que alguns integrassem variadas formas de mobilidade.

Neste dia 22 de setembro, todos temos a oportunidade de tentar fazer uma Recife melhor. Deixe seu carro em casa, ande, pedale, pegue um ônibus. Contribua para uma cidade melhor e um mundo mais limpo.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010