30 de setembro de 2010

MOBILIDADE NO CENTRÃO DO RECIFE

Amigos...

Acabo de ler uma interessante parte da história de Copenhagen na Coluna do Denis Russo Burgierman, Veja Online. Copenhagen passou por uma grande transformação com as ações do arquiteto Jan Gehl em 1962. Ele recuperou uma área central de comércio antes entregue as carros para os pedestres, mais ou menos como nossa Rua da Imperatriz. No começo enfrentou forte oposição, mas o projeto deu certo, e mais e mais pessoas passaram a frequentar o espaço, assim como a nossa rua.

A matéria me fez lembrar de um inferno em Recife, chamado bairro de São José, área do belíssimo Mercado de São José e de várias igrejas do patrimônio artístico e cultural do Recife. Mas lá também tem um entorno nojento e abjeto, onde em ruas apertadíssimas, carros tomam espaço estacionados e circulando, pedestres forçados em calçadas apertadíssimas, e com camelôs e barraquinhas piorando tudo. Já tem tempo que esta área toda devia ter sido resgatada pela PCR, convertida em área pedonal, com carros sendo completamente proibidos. Mas não é o que se vê nem o que se fala. Comerciantes fazem todo o tipo de pressão para que isto não ocorra, temerosos de perder público e faturamento. E nem lembram que a Rua da Imperatriz e Rua Nova, depois de convertidas de um inferno semelhante em ruas de pedestres, dobraram a sua capacidade de vendas e melhoraram significativamente o acesso para seus clientes, apesar da baixa conservação que têm hoje por parte da mesma PCR.

Os senhores do CDL deveriam era pressionar a PCR para transformar o quadrilátero DANTAS BARRETO, CAIS DE SANTA RITA, CAMBOA DO CARMO e o entorno do viaduto das Cinco Pontas, em uma enorme área pedonal onde carros passassem bem longe. Olha a idéia ai no mapa abaixo!



Seria um grande projeto de requalificação do Centro, sem carros, caminhonetes ou caminhões. Todos teriam de deixa-los fora do quadrilátero. Muitas pessoas que fugiram do Centro e muitas lojas que o abandonaram poderiam retornar, camelôs poderiam ser retirados, o patrimônio histórico poderia ser melhor apreciado por recifenses e turistas. Porque a PCR e o CDL não acreditam mais no Centro do Recife? A quem está beneficiando aquela bagunça toda?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010