10 de setembro de 2010

RECIFE EM AÇÃO? MESMO?

Amigos...

Anunciado ontem o tal plano de recuperação das vias, calçadas e grandes avenidas do Recife, prevendo gastar 32 milhões de reais para devolver normalidade a uma cidade abandonada pelo poder público.  Sim, abandonada é bem forte, mas observe todos os posts anteriores onde relato a falta de cuidado com a sinalização, a falta de limpeza, a quantidade de buracos nas vias, as calçadas destruídas, etc. E isto é apenas parte do problema.  Infelizmente, todo o dinheiro vai ser gasto para melhorar a vida dos donos de carros e parte dos pedestres, porque nenhuma ação está prevista para recuperar as ciclovias abandonadas, as ciclofaixas apagadas, e também nenhum investimento novo neste setor.  Enquanto o Rio de Janeiro investe pesado em novas cicloinfraestrutura, Aracaju expande suas ciclovias e João Pessoa investe em roteiros turísticos a pé e em aluguel públicos de bike, Recife continua apostando em carros como forma de deslocamento individual. E nem aleguem que esta melhoria vai para o sistema de transporte público que também trafega nas vias, porque sem retirar os carros, ele vai continuar sendo o que é hoje! É a PCR na contramão do planeta.

Por outro lado, o Governador Eduardo Campos cobrou do Sr.Ministro da Fazenda, Guido Mantega, mais ações públicas voltadas a transferir as pessoas para o transporte público, e logo [Caderno de Economia, Jornal do Commércio, 09/09/2010].  O risco é de que quem for assistir os jogos da copa de 2014 não consiga dormir em casa se isto não for feito! Ele, e outros, já notaram que enquanto não investirmos em reais ações visando o aumento da mobilidade, vamos ficar engarrafados no "tapete vermelho", vias maravilhosamente recuperadas para manter milhares de carros em cima, PARADOS!

O site EUVOUDEBIKE resumiu em 5 pontos uma estratégia que toda cidade precisa seguir para entrar na modernidade. Este é o resumo dos itens que precisam ser implantados ou promovidos pelo poder público (o texto completo está aqui):
  1. Sistema de aluguel de bicicletas para facilitar a disseminação da idéia, integrar a mobilidade.
  2. Bicicletários públicos bem estruturados com espaço para guardar a bike, armários e oficina se possível.
  3. Ciclofaixas e ciclovias, em toda cidade, exclusivas em grandes avenidas, compartilhadas nas menores.
  4. Incentivo a comutação, integrando a bicicleta com o Metrô, nos terminais de integração e nos ônibus.
  5. Estrutura em empresas como paraciclos, bicicletários, armários e chuveiros.
Acrescentaria além disto, mais 3 medidas simples para reduzir o número de carros nas vias:
  1. Fechar todas as zonas azuis e colocar a CTTU checando os estacionamentos ilegais, multando qualquer carro parado no Centro da cidade e outros pontos escolhidos.
  2. Dobrar a alíquota do ISS para estacionamentos privados, forçando o aumento do custo de estacionar na cidade.
  3. Fechar a qualquer carro particular, o Centro e Comércio do Recife , mesmo dos donos das lojas, e transformar tudo em vias pedonais. Permitir apenas carga e descarga em horários especiais.
Mas para isto, João precisaria ser feito de outro material, com mais força, coragem, energia. Acho que vamos continuar na mesma!

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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010