2 de outubro de 2010

FIAT LUX - TE ILUMINA, CABRA!

Amigos...

Algo de interesse geral...em tradução livre!
"Ontem à noite, nós dirigimos nosso carro em toda a cidade entre as 19:30 - 20:30 h. Nesse período, contamos oito ciclistas sem luzes ou refletivos de qualquer espécie, para um total de 12 ciclistas contados. Era claramente evidente a facilidade com que eu poderia ter perdido de vista de qualquer um dos ciclistas não-iluminados entre o caos das luzes do automóvel, semáforos, e a publicidade que estava agredindo o meu campo visual.

Estudos têm mostrado que a maioria das colisões fatais envolvendo ciclistas ocorrem no horário entre as 18:00-21:00 h. Depois da minha experiência noite passada, eu não estou surpreso. Infelizmente, a maioria dos ciclistas sem luzes pareciam ser "não-entusiasta" (por falta de um termo melhor), então é improvável que eles tenham acesso às informações ou recursos necessários para uma condução segura."   Trecho extraído do ECO VELO neste post!

E não estamos falando de uma cidade brasileira. É de uma cidade americana, onde uma farolete custa quase nada, e existem até programas de algumas prefeituras para DAR lanternas e piscas para ciclistas. Por algum motivo misterioso, a cultura do ciclista de rua, que usa a bike aqui e lá, é a mesma: "Eu sou inexpugnável, e os carros não precisam me ver! Eles não podem me tocar!"

Lá é descaso, aqui eu acho que é mesmo uma questão de recursos financeiros, lanternas não são tão baratas, e pilhas então, são carissimas para quem faz conta de 4 reais de transporte por dia. Não existem programas assim no Brasil, nós nem ao menos somos levados a sério como veículo, que dirá sobre nos iluminarmos direito?! Todos os dias, centenas de ciclistas passam aqui na porta sem uma única forma de visibilidade. Alguns até vão mais longe, e pedalam bicicletas negras, vestindo roupas escuras. Verdadeiros "ciclistas fantasma" ou "ninja bikers"! Depois morre e não se sabe como aquele MONSTRO DE 4 RODAS, guiado por aquele IDIOTA IRRESPONSÁVEL não viu! É ruim!

Todo ciclista tem a obrigação LEGAL (vide CTB!) de dispor de alguns itens de segurança noturna:
ART. 105 São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:... VI - para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Portanto, acautele-se, proteja-se, ilumine-se e aumente as possibilidade de que a sua família ainda possa te ver ao final de um dia de trabalho e pedaladas!

COMENTEM!!!

PS. Uma pequena pesquisa no GOOGLE sobre ciclistas noite resultou em alguns links pertubadores. São notícias variadas que corroboram o horário em que os ciclistas são mais vulneráveis. Tem fotos fortes. Depois falam de epidemia de mortes com motos! E de bike, alguém está contando?

Um comentário:

  1. sobre furtos e danos em bicicletas nos prédios, neste que moramos nada acontece, deixo livres sem cadeados as duas daqui, nao sei o que é, talvez cultura, talvez sorte, quem sabe. (aqui paulo rafael, eh que tou no perfil de mateus, meu filho... vi isso agora...)

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010