1 de novembro de 2010

PEDALANDO NA BIKE DE PLÁSTICO!

Folheto da bike com quadro de PET Reciclado
[Click para aumentar]
Amigos...

Relativo ao quadro de bicicleta fabricado em PET reciclado de garrafas com ou sem misturas com nylon, eu postei em no grupo sobre design e engenharia de bicicletas, no LinkedIn, o seguinte post, aqui traduzido do inglês:
Um quadro de bicicleta de PET reciclado pode ter resistência suficiente na gancheira e outros hotspots mecãnicos para 10 anos de tempo de vida útil?
Em agosto passado, um empresário (Uruguaio), radicado em São Paulo, Brasil apresentou um novo quadro de bicicleta feita de PET reciclado de resíduos de 200 garrafas (link para o vídeo). Entrei em contato com ele sobre a resistência mecânica em vários pontos quentes, como gancheira e suporte do eixo central. Ele é um artista e pode ou não ter desejado me fornecer informações suficientes sobre as especificações técnicas do produto ou material. Provavelmente, ele está usando um PET reciclado com mistura de nylon (ele enviou-me um folheto com essa idéia), mas eu não sei muito mais detalhes sobre a concepção de materiais ou design. Minha dúvida ainda permanece: é possível fazer um quadro de bicicleta de PET reciclado com 10 anos de tempo de vida?
Um engenheiro mecânico americano, Mr.Verge Manyen, avaliou e respondeu:
O Nylon deve dar-lhe um pouco mais de rigidez, e provavelmente é utilizado como matriz para dar propriedades mais uniformes ao material. Não vejo nenhuma razão porque estes quadros não podem ser feito para durar dez anos. O nylon é usado para parafusos e engrenagens, por exemplo, e tende a manter-se muito bem.
A questão é, quão ambientalmente benigno é o nylon que está sendo usado e quão poluente é o processo usado para converter as garrafas (deve ser relativamente benigna, mas vai certamente usar um pouco de energia para aquecer o plástico para ponto de fusão).
Amei a idéia!
Bom saber que o Brasil tem quem tenha idéias e aproveite-as em coisas criativas! Vamos ver no que dá este desenvolvimento!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010