17 de janeiro de 2011

RESPEITO É O BÁSICO

Placa errada:
ATENÇÃO ÔNIBUS, CICLISTAS NA VIA!


Amigos...

Tem algum tempo que falo que o espaço reservado aos ciclistas em Recife é algum tipo de fábula, uma mentira deslavada dos gestores, tipo um calaboca para quem clama por sustentabilidade dentro do governo. Nos últimos dois domingos, passei pela CICLOVIA DE LAZER no centro histórico, entre 06 e 13h, que aos domingos e feriados, é o horário em que este espaço é dito como sendo nosso, em várias placas ao longo da via. Em um domingo, fiz o contrasentido, já que a ciclovia é de mão dupla. E neste domingo, fiz na mão correta. Em ambos os casos, o que observei foi um total desrespeito dos motoristas comigo e com outros ciclistas que se arriscaram a pedalar nela. Na semana anterior, tive de fazer sinal para vários carros, ônibus e motos alertando de que aquela era uma ciclovia! Ontem, dois ônibus, o 117 da empresa Globo e o 635 da empresa São Paulo, por volta das 8:30-8:35, simplesmente me fecharam sucessivamente, trafegando em alta velocidade na CICLOVIA! O último deles fez isto a 100 metros de onde estavam reunidos vários agentes da CTTU, "matando o tempo" antes de entrarem de serviço fechando o Centro Histórico. Tinha pelo menos dois carros e umas 3 ou 4 motos com agentes da CTTU batendo papo. Parei e me queixei do comportamento dos ônibus, mas ninguém nem ao menos se mexeu! A resposta foi de que aquilo "era com EVALDO", e que nada poderiam fazer! Nem em nosso momento, naquela rídicula ciclovia que só funciona domingos e feriados das 6h às 13h, temos alguém que garanta nossa segurança!?! Se a CTTU não pode fazer nada, em breve vamos ver ciclistas mortos na via. Afinal, quem é a parte mais fraca desta relação e que deveria ser mais protegida, 100 kg de ciclista+bicicleta ou 10 toneladas de ônibus? Vamos esperar que um morra para cobrar mais efetivamente esta falta de respeito?

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Rogério, respeito eles demoram para aprender. Uma vez em Pinheiros -SP eu morava numa casa quase de esquina e vivia tendo acidentes, batidas. Ligamos para CET pedindo um farol por lá, sabe o que me responderam? que poderiam colocar semáfaro apenas quando houvessem vítimas! imagina se eles têm consciência com ciclista! Absurdo. Houve vítima, pq hoje tem semáfaro lá.
    Primeira vez que comento.
    Adoro aqui
    beijo

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010