17 de fevereiro de 2011

MITOS E VERDADES DO PEDALAR EM RECIFE

Amigos...

Tem um tempo que pedalo na cidade. Ando de carro e de ônibus também. Escolho o modal de acordo com a necessidade do momento, sem culpas, fazendo a minha parte sempre! Mas este post vem pensar naquilo que percebo nas pessoas quando digo que vou usar a bicicleta para ir a algum lugar. Por isto resolvi escrever este post, para esclarecer alguns mitos e lendas sobre pedalar na cidade. Creio que a maioria se aplica a toda e qualquer cidade, ainda mais se a cidade for no Nordeste do Brasil, quente, úmido, suarento! KKK

  • MAS É QUENTE DEMAIS. Não é mito, é verdade, RECIFE é quente demais, dentro de um carro, dentro de um ônibus. Mesmo se você resolve andar pelas ruas ensolaradas, é quente demais! Mas quando você pedala, NÃO É QUENTE DEMAIS! Acontece que o ar passa por você a 17 km/h, mesmo no sol quente e com o tempo parado. Porque mesmo que o ar esteja parado, você está se movimentando nesta velocidade média baixa, usável por todos dentro da cidade. E o ar passando, ventila. você pedala, mas sai fresquinho. Só não esqueça o protetor solar!
  • SIM, MAIS EU SUO DEMAIS MESMO ASSIM. Verdade, mas você já pensou que se estivesse dentro de um carro parado, no sol quente, preso no tráfego, mesmo com ar condicionado, o calor iria fazer você pingar dentro do carro! Comigo é frequente sentir os pingos caindo! Então se em todos os meios de transporte você sua, não é por isto que você vai deixar de usar a bicicleta. Não quer suar, mude para um país gelado! Em Recife, a gente sua até dormindo!
  • OS CARROS JOGAM POR CIMA. Já foi mais verdade, tempos atrás quando não havia tantos passeios de bicicletas diários a noite. Hoje isto está cada vez menor frequente. Poucos percebem que para termos grupos com centenas de ciclistas pedalando na cidade, muitos são motoristas durante o dia. Então se pedalam, aprendem a respeitar o ciclista na via, se de vez em quando ele mesmo é ciclista. Se você pedala direito e é gentil, os riscos de acidentes são mínimos. Acontece, mas é muito menos comum, e causam muito menos danos e mortes do que se pensa.
  • VOU FICAR FEDENDO NA ESCOLA/TRABALHO. Se vai feder por pedalar, vai feder se for de ônibus ou de carro. A fedentina é sua, decorre daquilo que você come, não culpe a bike por isto. Leve um pequeno kit de limpeza, e uma camisa limpa e faça uma higiene ao chegar ao local de trabalho.
  • TENHO MEDO DE ASSALTOS. Isto é um risco comum em todas as grandes cidades. A solução mais indicada é você montar um bike bus com amigos que queiram pedalar para o trabalho. Organize um colocando um cartaz, marcando umas reuniões prévias, definindo um roteiro e um horário de saída, e as regras: sempre pela direita, respeito as regras de trânsito, não se fura sinal vermelho, não se pedala nem na contramão e nem na calçada, e sempre se manter o grupo unido.

Observando estas condições, quem puder deve pedalar. Porque é fácil, porque é mais barato, porque faz bem a saúde e acima de tudo, é muito gostoso!  Quem quer pedala, quem não quer, arranja uma desculpa! É seu caso???

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010