23 de fevereiro de 2011

QUASE FOI...UM DESASTRE!

Amigos...

Ontem sofri um infortúnio durante o passeio noturno com o Corujaqueira: FADIGA DO ALUMÍNIO DO GUIDON! Ele simplesmente partiu durante o passeio, e eu fiquei com um pedaço na mão! Sorte que a falha catastrófica aconteceu quando tinha acabado de freiar e parar! Imagina se acontece enquanto estivesse a 20 ou 30 por hora? E o pedaço que partiu era justo o do freio traseiro. Resumo da ópera, estou sem bicicleta.
Mas o que me bateu hoje foi que durante toda a minha vida e com todas as outras 5 bicicletas que tive, nunca me passou pela cabeça que um guidon pudesse simplesmente partir no meio! E isto me deu um certo receio de que o quadro de alumínio também possa estar passando por fissuramento por fadiga do material. Já havia encontrado o problema nos aros AERO que usava, no mês passado. Ambos apresentavam fissuras nas bordas, o que indicaria uma falha catastrófica em breve. Mas não imaginei nem de longe que o problema pudesse estar atingindo outras peças menos solicitadas dinâmicamente. E quando isto acontece com uma peça com apenas 2 anos e meio de uso, fico ainda mais apreensivo. O problema pode estar atingindo o resto do quadro? Difícil saber. O certo é que parece que os quadros de bicicleta de alumínio têm uma vida mais curta que os de aço, e que parecem ter limites de solicitação menores. São peças mais limitadas, talvez mais indicadas para aqueles ciclistas com corpinho de "bailarino espanhol", enquanto os "peso-pesados" como eu ficam ligeiramente "marginais" nas especificações.
O que sei foi que escapei de boa, estou sem bicicleta por alguns dias, e ainda preocupado.
Mas até um problema destes tem um lado bom: se preciso trocar o guidon, posso colocar um cerca de 3 a 4 cm mais alto e afinal ter a minha bicicleta MTB totalmente URBANIZADA! Poder distribuir bem meu peso entre selim e guidon, quando até ontem, ele sobrecarregava um pouco demais as mãos.

E vamos pedalando - vocês, eu só olhando!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. isso é + comum do que tu pensa... e se ele partiu do lado direito é pq vc apoia + essa mão do que a outra.. serve até para tu tentar corrigir essa postura (que acho meio impossível, todo mundo é tronxo!!! isso é fato.).. + tivesse muitaaa sorte... um guidon meu resolveu "torar" justo numa curva em velocidade relativamente alta... resultado, LONA!!!

    arruma logo a bici!!! oxeeee!!! SEXTA tem BICICLETADA!!!

    ResponderExcluir
  2. É preocupante esse tipo de coisa... Pode causar um acidente muito grave. Eu inclusive preciso fazer manutenção numa das bike que tenho.

    ResponderExcluir
  3. Agora estou precisando de uma doação de guidon sem uso! Se vcs souberem de alguém ou tiverem algum para doar, me avisem!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010