12 de fevereiro de 2011

UM GIRO PELA CIDADE...

Pra que ciclovias? Não tem ciclistas?!
Amigos...

Sábado, de sol, bom dia para um pedal pela cidade, sem rumo, sem destino. Sai para a zona norte apenas porque é uma área arborizada e ventilada, e o pedal começa bem: Madalena, Beira Rio, Amélia, girando por dentro do Espinheiro, saindo para Tamarineira, Casa Amarela, Casa Forte, Apipucos, Dois Irmãos. Ai para ousar, peguei a BR101, rumo Caxangá. Trânsito louco, sem acostamento decente, foi a primeira e última vez que pego este trecho, difícil e perigoso. Mesmo assim cruzo com vários ciclistas, entregadores de água, gente indo aos mercados da área. Gente que pedala de sandália de dedo, sem camisa, capacete nem pensar, quando muito um boné! Foi, passei! Cheguei a Caxangá para ver vários carros usando a faixa exclusiva de ônibus para passar. Fiscalização não existe. Nunca soube de ninguém que a CTTU tenha multado por fazer isto através das câmaras de vídeo ou de agentes. Não tem fiscalização então POOODE! Seguindo: entrei pela Várzea rumo UFPe, e passei reto, rumo passarela sobre a BR101, que haviam me falado que existia (Eu já devo ter passado centenas de vezes no local sem vê-la! Até de bike!). Cheguei nela onde só se pode subir empurrando a bike: tem chicanas de cano de ferro nos acessos, obriga a desmontar e empurrar. Aproveitei para fotografar as pessoas, os ciclistas nas vias e nela, empurrando as bikes. Nas vias, malucos seguem pedalando como se aqueles carros em alta velocidade não fossem nada. Um ciclista, pedalando na calçada, me disse que morrem muitos ciclistas na área. Tinha de ser, porque é uma passagem para vários bairros onde se encontram usuários constantes da bicicleta como veículo: Curado, Roda de Fogo, Engenho do Meio, Várzea, Tejipió, Areias, Afogados, Jardim São Paulo, San Martin. A infraestrutura para acomodar estes usuários não existe, só uma placa dizendo que pedestres e ciclistas devem obedecer a sinalização: TRADUÇÃO - Saia da rua e deixe os carros passarem! Ironia sacana! Olhem algumas fotos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010