25 de março de 2011

APRENDE RECIFE!



Amigos... reproduzo parte de uma reportagem que li agora...

Cambridge, Massachusetts, EUA, veio com uma maneira criativa para apoiar a sua população cada vez mais amantes da bike e incentivar as pessoas a optar por transportes ecológicos. Instalou três estações de reparação de bicicletas na cidade. Ciclistas podem ir até os pontos em Harvard Square e fazer pequenos reparos ou inflar seus pneus. O gerente de transportes de Cambridge diz que a cidade inspirou-se no MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma das mais prestigiadas universidades do planeta e que já possuía centros de reparação de bicicletas.


Segundo o BOSTON.COM, os estandes oferecem medidores de pneus e bombas, chaves Allen e algumas outras ferramentas que permitem aos ciclistas fazerem pequenos reparos, como o ajuste de assentos ou guidão. Cada posto custou à cidade cerca de US $ 1.000 e Seiderman disse que a cidade teve a idéia do MIT, que tem já instalados centros de reparação em torno de seu campus. A instalação dos centros de reparação surgiu com a observação de um número crescente de pessoas passando de bike por Cambridge. Um estudo conduzido pela cidade estima que o número de pessoas de bicicleta em Cambridge mais do que duplicou entre 2002 e 2008, com base em um estudo sobre o número de ciclistas que viajam contado através de 17 diferentes cruzamentos. Seiderman disse que o número continuou a aumentar desde 2008.

Enquanto isto, aqui no Recife, discute-se se vale mesmo a pena ter um sistema cicloviário, e a Universidade Federal não tem nem um acesso seguro para ciclistas na sua entrada, que dirá estações de reparo, bicicletários decentes, banheiros limpos e disponíveis para qualquer um usar! Recife é plano, ótimo para peladar, clima quente quase todo o ano, tudo que cidades como Boston e Cambridge não tem. Mas infelizmente, não tem a mentalidade e a cultura das pessoas de lá. Mesmo aquelas que deviam, por sua formação, por terem vivido anos no exterior fazendo cursos sofisticados, convivendo com a cultura do mundo civilizado, não conseguem encontrar no meio social nem no acadêmico, espaço para implantar meios básicos para melhora da qualidade de vida de todos.

É o egoísmo da lei de Gérson em alto e bom som! Que vantagem posso levar nisto, certo!?

COMENTEM!!!

Fonte: http://www.geekosystem.com/diy-bike-repair-cambridge/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010