8 de maio de 2011

CULTURAS E CULTURAS...

Limpeza dos canais de Copenhagen, no início da primavera.
Foto: Jens Dresling do Politiken. Via COPENHAGENIZE.COM
Amigos...

Nestes dias de chuva, muita gente reclama de que a culpa dos muitos alagamentos está na nossa cultura de jogar tudo o que não precisamos mais dentro do canais, ou nas ruas, entupindo os acessos aos canais, cuja única função é drenar as águas pluviais (da chuva galera, da chuva!) da cidade. Concordo em gênero e grau com estas observações, mas discordo sobre o aspecto cultural ser peculiar nosso. O ato de usar espaços públicos sem uma preocupação comunitária é da raça humana. Acontece aqui e também nas sociedades mais sofisticadas.  Eu considero a Dinamarca como tendo uma das sociedades que mais relevância dá aos aspectos comunitários. Mas como também é uma cultura feita por seres humanos, lá também tem os "espíritos de porco" capazes de encher os canais da cidade com... bicicletas!  Quem quiser ver mais, pode acessar o site dinamarquês POLITIKEN.DK e ver em mais fotos como a colocada acima, onde os civilizados se livram das bicicletas.  Se as bicicletas foram roubadas, usadas e depois descartadas no canal, não sei porque isto acontece, mas realmente não importa. Elas poderiam ser simplesmente abandonadas em qq lugar, mas não, foram jogadas nos canais.
Este post não tem por objetivo defender que as pessoas continuem jogando lixo nos canais do Recife, mas lembrar a quem critica e fazer todos pensarem, que quem faz isto não o faz por aspectos culturais particulares do Recifense. Mas porque nós somos humanos e fazemos estas besteiras como todos os humanos fazem.  Cagadas não são exclusividade nossa e não tem porque diminuirmos nossa auto-estima local por conta do hábito de alguns degenerados comunitários.Temos é que esclarecer mais, educar mais, e cobrar mais. Como eles fazem lá na Dinamarca. Em tempo, lá, eles lavam, recuperam e doam as bicicletas retiradas dos canais. Isto é que faz a diferença entre as nossas sociedades.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010