19 de junho de 2011

LOUCURA OU IGNORÂNCIA?

OBSERVE PARA ONDE ESTÁ INDO O CICLISTA e para onde vão os carros,
entrando no acesso a BR101, no cruzamento com a Av. Caxangá,
onde o tráfego é intenso SEMPRE!
 


Amigos...

Ignorância, às vezes, é uma benção. Pelo tanto que fazem os ciclistas comutadores em Recife, podemos dizer até que Deus, além dos bêbados e crianças, ungiu a todos os ciclistas locais. São tantos casos de desmandos, riscos desnecessários, imprudências cavalares, que me espanta que não tenhamos um necrotério especializado em cadáveres de ciclistas. Está braba a coisa.

Tem quem ache que a bicicleta é apenas um mero dispositivo que aumenta a sua velocidade, mas continua pensando em si como um pedestre turbinado. Calçadas, contramão, sinal vermelho, são "acidentes de percurso", ostensivamente ignorados.

Com um pouco de atenção, estes desmandos são vistos em toda a cidade. A pergunta que me faço é se uma rede de ciclovias e ciclofaixas iria melhorar ou ordenar este comportamento? As regras existem, estão no CTB. Mas claro, brasileiro não lê nem manual de equipamento caro, vai ler lei?! Uma minoria segue as regras intuitivamente. Nós não dispomos de escolas que ensinem a pedalar nas ruas. As próprias escolas que deviam ensinar a respeitar as leis e obedecer a um comportamento social de respeito aos demais, mal consegue se segurar na falta de recursos, no despreparo de professores, e na falta de motivação salarial, profissional e de condições de trabalho de quem ensina.

O resultado é vermos malucos como este ai em cima. Uma ciclovia iria mudar isto?

Ou não caberia ao órgãos de trânsito fazerem algo como o que está mostrado neste vídeo, com uma BLITZ EDUCATIVA do departamento de trânsito da cidade de Chicago, notificando 250 ciclistas, e multando um?  Olhem o vídeo. Está em inglês, mas se pode entender apenas vendo as imagens. Como algumas "amebas" vão entender que a bicicleta é um veículo, se os órgãos de trânsito simplesmente nos ignoram?!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010