3 de julho de 2011

A BICICLETA,O CLIMA E A VIOLÊNCIA

Amigos...

Tem uma frase a que sempre recorro que funciona: QUEM QUER FAZ, QUEM NÃO QUER CRIA UMA COMISSÃO. Outra muito importante e derivada é: QUEM QUER PEDALAR, DÁ UM JEITO. QUEM NÃO QUER DÁ UMA DESCULPA. E em Recife, existem 2 desculpas clássicas: clima e violência. Clima engloba de chuva, lama e alagamentos, a calor, suor, "vou chegar suada, terei de tomar banho (tradução: tenho preguiça!)". E violência, o medo de assaltos, o medo dos carros "malucos", dos ônibus "sem noção", de morrer cedo, quase sempre descambando para a clássica frase: SE TIVESSE MAIS CICLOVIAS, PODIA SER. Corrobora ou não as frases acima?

Bem, vamos desmontar alguns destes "impecilhos"!

Abaixo, foto tirada em Estocolmo, Suécia. Dia de sol, 28 oC, e o povo pedalando ladeira a cima. Sim, Estocolmo não é plana como Recife. Tem ladeiras para todos os lados. Mas a bicicleta vem sendo ostensivamente promovida pela administração local. Clima é impecilho ou você é que é preguiçoso? Clima não é a barreira real. É a desculpa para ceder ao conforto do carro, sem culpas. Ah, mas existe culpa em usar o carro?! Se você não tem é porque não acordou ainda para o planeta que você pretende deixar para os seus filhos e continua esperando que o poder público o obrigue a fazer sua parte. O meio ambiente infelizmente, INCLUI VOCÊ, e precisa se considerado aqui e agora. Ele não vai se preservar sozinho.
Estocolmo, 28 oC, ladeira acima! Via MENOS UM CARRO
Violência é comentário corrente neste blog. Aquela que nós vemos no dia a dia como motorista, praticamente não afeta ciclistas. O medo é seu real oponente. Vamos aos números: apenas 9% das mortes no trânsito envolvem ciclistas, contra mais de 24% para os carros, 30% para as motos, e mais de 35% para os pedestres. Os dados são de 2009-2010. Diga assim: EU NUNCA PEDALEI SOZINHO NO TRÁFEGO E TENHO MEDO. Isto eu posso entender. Mas como QUEM QUER FAZ, QUEM NÃO QUER... existem inúmeros grupos de pedaladas em Recife, tudo grátis, onde basta você aparecer e sair com eles em giros de 30 km (o que não é muito, acredite!) com mais 100 pessoas quase todas as noites. Com algumas saídas, você com certeza se sentirá seguro para sair só pelas ruas e em breve, estará comutando! Ciclovias são ótimas e ciclofaixas são boas, mas para pedalar nas ruas, você precisa primeiro querer pedalar! Recomendo um "estágio" de 1 mês, pedalando com um grupo como o Corujaqueira ou APS, para você começar a pensar em ficar sem carro! Venha e motive-se!

Quem sabe se você sair desta inércia, o poder público acorda e te dá uma ciclovia até o seu trabalho! Qual seria então a sua desculpa??!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010