19 de julho de 2011

COMEMORANDO O NADA...

Novo bicicletário muda algo para os ciclistas?
(FOTO: site MAISTURISMO.NET)
Amigos...

Acompanho tudo que chega sobre bicicleta de uso urbano ou não. Curiosidade de usuário. Notícia de domingo no Caderno Cidades do Jornal do Commércio dá conta do novo bicicletário que o Paço da Alfândega e a Livraria Cultura AFINAL instalou, atendendo a inúmeras solicitações dos usuários que frequentam principalmente a livraria. Afinal, cicloativista quase sempre tem grau de instrução mais elevado e aprecia livrarias, comentário que não pretende ser preconceituoso, apenas descrever um fato.

De volta a "esmola" que é considerado pelo jornal como evolução: o bicicletário exposto as intempéries. Um amigo disse que "ainda bem que colocaram"! Não entendo porque a gente tem de se contentar com pouco, sempre! Este blog costuma dar notas aos bicicletários da cidade, de forma a valorizar quem tem um bom, como o do Shopping Plaza: coberto, seguro, com acesso controlado e relativamente confortável. Só não tem nota máxima devido ao acesso complicado e pela falta de um ticket de controle aos usuários, garantindo que estão tomando conta da sua bike mesmo, e se alguém furta-la, o shopping garante o seguro reembolso.

Os demais bicicletários da cidade mostram que ainda deixam muito a desejar: exposto as intempéries, sem segurança efetiva ou qualquer forma de controle, e como no caso do novo oferecido pelo Paço, disposto num beco. "AH, MAS TEM" - diriam alguns! Mas qual a REAL DIFERENÇA entre uma bike amarrada em um poste e no dito bicicletário? NENHUMA! A bicicleta continua largada no meio da rua, exposta ao clima e aos "amigos do alheio". Como as nossas calçadas, largadas a sanha ignorante dos moradores pela incompetência dos nossos gestores, os bicicletários ficam a cargo dos donos dos negócios, sem interferência, rgulamentação ou nenhuma gestão do poder público, que deveria pelo menos especificar a obrigação de por e a forma correta de dispor do serviço.

Quando os recursos públicos são usados prioritariamente para fazer novas avenidas e pontes, em detrimento da real necessidade da grande massa da população, dá nisto! ALEGAM SEMPRE FALTA DE RECURSOS! Não que os usuários ciclistas de livrarias e shoppings sejam maioria, mas a regra de um valendo para todos, obrigaria a instalação de bicicletários em lugares que atenderiam a grande massa ciclistas, composta principalmente por pessoas de baixa renda. E isto não é considerado pelos nossos gestores!  Ruim a sensação de que nossos gestores que se dizem preocupados com o social, mas só se lembrem deles mesmos!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010