27 de agosto de 2011

COLETIVO: COISA DE POBRE!

Já imaginaram essa beleza nas nossas ruas esburacadas??? KKKK Delírios da PCR!
Amigos...

Pobre foi feito para sofrer. É a mentalidade de brasileiro. Qualquer coisa definida como "de pobre" pode escrever, se for ruim, vão dar um jeito de ficar pior.  Em qualquer parte do mundo civilizado, o transporte público é usado por uma larga faixa de classes econômicas e oferece qualidade e conforto. Não se olha de banda, não se critica, pelo contrário. Uma pessoa que OPTA por usar o transporte público é uma pessoa esclarecida, antenada, ligada aos problemas do mundo e de sua cidade. Mas no Recife, ônibus é coisa de pobre! O usuário, optante ou não, é visto como exótico (se rico!), ou pobretão! Terceira alternativa na escala, depois daquele que anda para o trabalho e do que pedala para o trabalho, isso é tão arraigado em função da baixissima qualidade que o transporte coletivo da cidade oferece.  O tratamento dispensado ao usuário é o que se pode considerar o mínimo do mínimo. Os ônibus são novos, diriam as empresas: sim, mas são novos para elas economizarem na manutenção, e não para oferecer real conforto ao passageiro. Querem ver? Vamos fazer uma listinha de coisas que os ônibus de Recife NÃO oferecem e que representam desconforto para um ou mais classes de passageiros. Ai segue:
  • O problema começa para conseguir subir neles: a maioria é muito alta e isso afeta especialmente, idosos, pessoas com problemas de mobilidade e crianças. Temos paradas elevadas, mas poucas e com tantos ônibus, eles nem sempre param na parte alta, obrigando os passageiros a escalarem altos degraus.
  • Depois vem a famigerada catraca, o terror dos gordos, cada vez mais frequentes na nossa sociedade. Feitas para modelos de passarela, exigem concentração e muita força para um gordo passar.
  • As poltronas feitas para durar, lasque-se a coluna dos passageiros.
  • Amortecedores NUNCA chegaram na indústria que faz os ônibus que circulam no Recife. Qualquer buraco se sente até na alma.
  • Ventilação? É péssima. A grande maioria dos ônibus não tem exaustores e os que tem não os ligam. Em dias de chuva, com as janelas fechadas e ônibus cheio, cozinhamos em banho maria. E isso se não tiver uma janela quebrada e chovendo dentro.  Em dias de calor, é mais quente dentro do ônibus com janelas abertas do que na rua. E depois falam porque optamos pela bicicleta, estamos muito mais ventilados!
  • A respeito da circulação de ar, todos os ônibus são feitos para cidades de clima ameno. Mas Recife é uma cidade muito quente e o projeto de ventilação deveria ser bem diferente, muito mais ventilado no verão, e também no inverno, que aqui normalmente não é frio.
  • E isso para nem falar em como os motoristas dirigem, literalmente transportando gado, jogando com o veículo para os lados, bruscamente, ou dando freiadas impensadas. Ele está agarrado ao volante, acha normal. A gente fica quase pendurado em cada esquina.
  • Linhas demais, troncos de menos. Nem paradas, nem avenidas, nem o trânsito aguentam tanta desestruturação do sistema, meio integrado via SEI, meio desintegrado em outras linhas.
  • Intervalo entre dois ônibus nunca é seguido. Culpam o trânsito, o que concordo, mas como deixar o carro em casa com uma qualidade dessa nos coletivos?
Por essas e por outras é que o transporte coletivo de Recife vai fazer vergonha na próxima Copa, tenha certeza. Não adianta dizer que vamos ter um BRT com ônibus que lembram os trens-bala, sem educar a sociedade para uma cultura de harmonia e comunidade. E isso só funciona se os coletivos oferecerem qualidade, conforto e pontualidade.  Sem isso, só resta ao estado obrigar NA MARRA as pessoas a deixarem seus carros em casa. Quem em sã consciência troca o conforto do seu carro, mesmo preso em um engarrafamento, por um ônibus? Por essas e por outras que eu pedalo.  Pelo menos os possíveis desconfortos são compensados pelo bem estar, pontualidade e saúde!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010