17 de setembro de 2011

FAZ TEMPO...

ÔNIBUS DECENTES EXISTEM! Grandes, amplos, rebaixados, com ar condicionado e sistemas de amortecedores macios e confortáveis. Mas são mais caros, exigem mais manutenção, e quebram mais nas ruas "pavimentadas" de Recife! Enquanto isso, o "gado" vai sendo levado nas tranqueiras que os gestores definem como "ônibus modernos".


Amigos...

Tem um tempo, exatos 17 dias, que não posto por aqui. Muita coisa para estudar, muitas tarefas no meu projeto de pesquisa. E poucas pedaladas restritas pelo meu joelho que, não sei como nem porque, anda falseando, com dores "de nada fazer". Sim, porque não doi quando ando, nem quando levanto, mas basta passar 2 h parado, para assistir a um filme no cinema por exemplo, que começa a incomodar demais. Então precisei dar uma parada mesmo, deixei a "dor fantasma" sumir, e fiz um teste de pedal no sábado retrasado. Depois doeu novamente no dia seguinte, e achei que estava ligado ao pedalar, algum ajuste que precisaria refazer na bike. Mas ai durante a semana passou, as dores sumiram, e eu voltei a andar de manhã cedo. O joelho parou de doer. Ontem o teste definitivo, fui no cinema, e ao terminar, o joelho não apresentou dores. Curado? Acho que não. Não sei o que causou, não sei o que curou. Botei gelo umas 3 vezes no auge da crise, mas ainda não sei a origem da "dor fantasma". Seria falta de pedal?

Bem, mesmo parado, não deixo de observar o que rola na mobilidade local. Aliás, parado de bike, uso o nosso "moderníssimo" e bem aparatado sistema de transporte público. Última palavra em transporte de gado, em moderníssimos caminhões adaptados para carregar carne de gente! Quando pegarem um desses ônibus vazio e com o motorisma motivado, observem a vibração interna, a instabilidade interna ao fazer curvas, passar na buraqueira, parar nos pontos. Acho que os bois são mais bem tratados, senão iam "estressar" e a carne não ia valer muito! Mas gente é mais resistente, não se estressa com esse tratamento de sacudidas, impactos, torções e por ai vai. Gente está pagando pouco, está reclamando de que??? Tem mesmo que sofrer, ser tratado como algo pior que boi indo para o matadouro.

Nos anos 80, a extinta EMTU testou um modelo de ônibus decente, os velhos PADRON em Recife. Eram grandes, lembram os atuais SEI, mas eram muito mais confortáveis e macios, com bom amortecimento à ar, motor traseiro, e muito conforto, mesmo sem ar condicionado. Mas eram outros tempos, as campanhas políticas não eram tão caras, os gestores eram menos dependentes dos recursos oriundos das empresas. Mas quebraram nas buraqueiras e desníveis de Recife, acho, e saíram de circulação. Davam prejuízo a quem paga campanhas carissimas e escolhe gestores a dedo, para deixar tudo do jeito em que o lucro das empresas supere a qualidade do serviço em muitas ordens de grandeza.

Antes que digam que estou errado, se lembrem que temos apenas 20 anos sem uma única LICITAÇÃO de linhas e serviços de ônibus pela prefeitura. Anos prorrogando os contratos antigos, meio no "calabouca", meio no "por baixo dos panos". Sem licitar e exigir qualidade, os gestores oferecem isso que está aí, com baixa qualidade, péssimo serviço e preço extorsivo (já pensaram o que significa R$ 4,00 por dia para quem não tem carteira assinada e vale-transporte?).

E assim, vamos indo. Depois achamos que as pessoas tem de trocar o carro pelo transporte público. Eu entendo porque não é fácil aceitar isso. E com mais carros nas ruas, nós ciclistas comutadores, é que somos afetados. Nossa luta para diminuir o uso do carro como meio de transporte individual passa pela oferta de transporte público de qualidade e pelo estímulo ao uso da bicicleta. Mas enquanto estivermos elegendo quem garanta a vida dos donos das empresas de ônibus, seu lucro, sua baixa qualidade de serviço, não vamos conseguir grandes coisas!

E vamos pedalando...

COMENTEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010