21 de dezembro de 2011

ROMPER COM O MODELO IMPOSTO...

Quanto tempo vai levar para a Via Mangue ficar igual? Façam suas APOSTAS!?!
Foto G1
Amigos...

Crescemos admirando carros, assistindo corridas de F1 nos domingos, ouvindo nossos parentes e amigos "cantando odes" aos carros que compraram.  Crescemos valorizando o uso do carro, a posse dele como objeto de distinção e status. E mesmo ouvindo inúmeros casos de pessoas que não têm onde cair morto, mas que possuem "aquele carrão", não realizamos o mal que ele nos causa. Mesmo quando a cidade se mostra inchada, desesperada por alguma mobilidade real em uma escala de tempo razoável, não atentamos que o problema não é o carro em si, mas o uso que fazemos dele.

Recife caminha para ter um carro por habitante. Pelo menos é essa a vontade de nossos governantes, que não fazem seu papel de buscar o melhor para toda a sociedade que representam.  Não se pode pensar que eles estejam fazendo a parte dele quando apostam em Vias Mangue e Perimetrais para "desafogar o trânsito"?! Por quanto tempo isso é solução?  Todo mundo sabe que não vai demorar muito para que isso deixe de funcionar.

Enquanto isso, o nosso sistema de transporte público, desenhado nos anos 70, vai se arrastando. E as pessoas não usam e não confiam, só porque falta segurança, conforto, pontualidade.  Quem pega ônibus é pobre. Quem pedala é pobre. Quem anda é pobre.  E tudo isso porque não rompemos com o modelo em que fomos treinados: o modelo do carro,  "imperatus mobile". A vida da cidade é desenhada para esse modelo e nossos pobres gestores não conseguem ir além! Seja porque são tapados, seja porque têm muitos intere$$e$ envolvidos.

Só resta apelar para você! Apelar para cada um!  Deixe seu carro em casa um dia por semana que seja. Se puder, deixe mais dias. Use a bicicleta, se obrigue a usar o ônibus quando puder.  Se cada um puder fazer um pouquinho pela mobilidade na cidade, quem sabe um dia essas antas que nos governam acordam e melhoram o transporte público. Rompa com o modelo que te impuseram e pense com a sua cabeça. Saia do modelo que a TV vende todo dia em dezenas de anúncios, das dúzias de anúncios impressos nos jornais, das centenas de lojas e facilidades para ter um carro. Uma cidade melhor depende de todos! Principalmente aqueles que pensam! PENSE!

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. A mais pura verdade! Depende de cada um de nós. Temos que deixar o comodismo de lado se quisermos ter um mundo melhor, uma vida com mais qualidade.

    Abraço.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010