5 de janeiro de 2012

NEM NO "PARAÍSO"...

O "aviso" é para o mais fraco se proteger...
...e não para o mais forte protege-lo!
Inversão de valores NÃO PREVISTA NO CTB!


Amigos...


O título desse post está entre aspas, porque no caso, o paraíso é uma metáfora de cidade onde a bicicleta tem crescido como veículo, e que conta com o respeito dos motoristas. O paraíso sem as aspas só vai acontecer quando os carros sumirem do planeta, mas aí é querer demais!

Bem, o intuito desse post é alertar para o fato de que mesmo em cidades onde a bicicleta já aconteceu ou está acontecendo como veículo de transporte diário, é vital mantermos o alerta para trânsito.  Não podemos simplesmente nos materializar na frente de um caminhão a 50 km por hora e achar que ele vai passar ATRAVÉS da gente. Ele vai bater e você vai morrer!  E isso, SEM CULPA ALGUMA DELE.  Isso vem a baila porque assisti uma cena assim ontem, em um filme, claro, onde um ciclista sai pedalando de um beco numa outra rua e é violentamente acertado por um caminhão. Morte na hora. E nem depende da velocidade do caminhão. 30km/h já mataria o ciclista pego de lado pela frente do caminhão.  E olhe que antes o ciclista e os motoristas haviam dado mostras de enorme educação, como convém a fama que Londres já adquiriu.  Respeito total, como mais um veículo nas ruas. Mas ele descuidou da segurança ao cruzar uma via mais movimentada e foi-se...

O Recife não tem assim tanta consideração pelo ciclista, o que já nos faz mais cautelosos. Mas isso ainda pode acontecer em locais como as famosas "ciclovias" do Recife.  Você vai ali na Tiradentes, na Av.do Forte, pedalando na ciclofaixa e se desconcentra um pouco e pimba, encontra um carro saindo das inúmeras transversais sem restrições aos carros...ninguém merece um projeto tão mal feito de ciclofaixa. Claro que  isso é pouco provável, porque a gente aqui fica ligado o tempo todo. Mesmo assim, pode acontecer, afinal estamos muito longe de qualquer paraíso, com ou sem aspas!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010