11 de fevereiro de 2012

TENHA PARA ONDE ESCAPAR...

Click na IMAGEM PARA AUMENTA-LA!
Amigos...

Volta e meia me deparo com uns mitos sobre o ato de pedalar nas ruas. Um deles é que os carros estão todos ansiosos para passar por cima de você, e por isso você precisa pedalar o mais próximo da calçada, beirando a vala de drenagem, e se sempre pela contramão que é para "você poder ver os carros e agilmente, pular fora da bike antes do choque".  Tudo besteira grossa!

Esse infográfico acima fiz sobre como se posicionar nas ruas.  Espero que ilustre bem o que vou botar agora.  O que vem a seguir pressupõe que você pedala DIREITO, seguindo as regras de trânsito, no sentido correto e à direita!

1) Para o motorista, você NÃO existe senão puder ser visto.  Para ele, o carro dele é aquilo que ele sempre sonhou e tem de pagar a cada mês, UM PATRIMÔNIO, UMA CONQUISTA.  Ele não quer um único risco no carro dele. Se você se coloca muito à direita beirando a calçada, ele não te enxerga direito. Ele SÓ ENXERGA o espaço vazio onde CABE o carro dele.  E ele como se acha o verdadeiro MACHO ALFA (E PIOR.. PODE SER UMA MULHER ALFA), e com habilidade para passar naquele espaço, ele vai tentar passar, achando que você é apenas um coitado passando de bicicleta ali, sem nem mesmo considerar você um indivíduo que a lei também faculta o uso da rua. Você tem direito de estar ali. Mas o espaço apertado é uma tentação para a habilidade de macho-monstrorista.  E ele arrisca. Um ligeiro desvio seu, por um buraco, um desnível do asfalto, vira um acidente por imperícia do motorista ou do ciclista, que não tem espaço para manobrar. Quando você abre uma distância de 40% da faixa mais ou menos, numa posição que impeça o motorista de imprensar você sem cuidado, você o obriga a notar você, e assim, reduzir a velocidade para passar. E depois ainda sobra muito espaço para manobrar, caso ele insista em jogar em cima de você!

2) Um carro em uma grande avenida consegue fazer uma velocidade de uns 40 km/h.  Em termos mais "ciclisticos", ele faz então cerca de 40.000 metros/3.600 segundos ou seja, uns 11 metros/segundo.  Você pedalando pela CONTRAMÃO vê um carro se aproximando de você, e pelo visto ele está andando direito. Ao aproximar-se de você, ele bruscamente dá uma ligeira guinada, para desviar de uma simples boca de lobo, sem realmente ameaçar você, apenas assustando. Em apenas 1 segundo, ele anda 11 metros!  NINGUÉM tem reflexos tão bons que consiga perceber a alteração e PULAR FORA DA BIKE, em apenas 1 segundo.  Resultado: susto e risco de queda.

3) Continuando as contas.  Você está na contramão, e o carro vem contra você com os mesmos 40 km/hora. Você pedalando a 20 km/h está muito mais devagar, mas quando ele acerta você, isso significa uma porrada de 60 km/h em uma pessoa parada.  Se você estiver pedalando no sentido do tráfego, a porrada é de apenas 20 km/h, o que equivale a você cair da sua bicicleta. De qual porrada você acha que sobrevive?

Pedale seguro e direito, sempre pela mão, sempre a direita e sempre guardando uma área de escape para você não ir para a vala!

COMENTEM!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010