14 de março de 2012

O CAPACETE...

Amigos...

Essa semana que passou troquei alguns emails sobre o CAPACETE.  Esse objeto de amor-ódio que divide a gente que pedala, alguns pensando direto na sua cabeça, outros pensando da liberdade e como indicador de que pedalar é inseguro.

Copenhagenize.com é um site muito interessante, que defende essa última idéia, lá em Copenhagen, Dinamarca.  Lá, a grande maioria pedala sem capacete, mas a lei, os órgãos de trânsito e segurança, adorariam mudar isso, vender a imagem de que é mais seguro com ele.  Acredito que a luta dos ativistas seja correta ao dizer não a essa política, porque poder pedalar com ou sem capacete deve ser primeiro uma opção de cada um, segundo os dados estatísticos de lá mostram que o índice de acidentes com bicicletas é baixo e não justifica o uso.  Eles até brincam que se for assim, quem dirige um carro precisa URGENTE de um capacete também porque são muito mais frequentes os danos na cabeça dos motoristas que na dos ciclistas.

Mas no Brasil e, especialmente, no Recife a coisa é diferente.  Recife foi construída em cima de alagadiços aterrados, zonas de mangues e várzeas.  Afunda prédio, imagine se não afunda rua?!  O asfalto é muito irregular, sem falar na baixissima qualidade tanto do material quanto do serviço.  Os próprios carros precisam ter amortecimento reforçado, porque a suspensão sofre demais.

Sabendo disso, quando me perguntam, eu sempre recomendo usar o capacete. Não porque o tráfego vai te pegar e ele vai te proteger. Centenas de ciclistas diariamente pedalam sem ele na cidade.  Mas porque um simples buraco, um pequeno desnível, pode fazer você cair e bater com a cabeça.  Na grande maioria dos acidentes com ciclistas que já presenciei ou soube dos detalhes, aconteceu ou por conta de um buraco ou por má avaliação do ciclista ao descer uma ladeira a toda, ou ignorar uma poça de lama em uma trilha. O uso de um capacete NESSES CASOS, salvou vidas.

Quem sabe um dia entremos na luta do lado do Copenhagenize.com contra a obrigatoriedade do uso do capacete...por ora, melhor usa-lo!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010