28 de abril de 2012

RASGARAM O TECIDO SOCIAL...

Amigos...

O tecido social é aquilo que mantém a sociedade junta mantendo o respeito mútuo, a cortesia, a educação.  Na cidade onde eu nasci e cresci, Recife, ele existia. Eu fui criado pedindo licença, desculpas, por favor e dizendo obrigado.  Mas isso foi em outro Recife, outra era.
Nesse meio tempo, fui morar uns anos fora... voltava muito rapidamente, alguns dias por ano.
Mas aí, voltei em definitivo.
E descobri que talvez alienígenas tenham passado por aqui e feito uma troca de uma cidade decente por essa bagunça selvagem.  Senão vejamos:
  • As pessoas não pedem mais por favor para nada. Pressupõe-se que a comunicação sumiu, que as pessoas são todas seus parentes, seus "pareceiros" como dizia meu pai, antes de me repreender por um mal feito!
  • O verbo no FUTURO DO PRETÉRITO, "eu gostaria de", "eu queria"...sumiu, trocado pelo imperativo. Que não é nada educado.   O tempo verbal educado virou piada! "Queria? Não quer mais?" Ser educado é ser otário, humilde, pobre - portanto - ninguém no mundo de hoje!
  • Se existir algum espaço, mesmo que mínimo, as pessoas se espremem para passar nas filas e não pedem "com licença"
  • Respeitar as pessoas mais velhas, mais fracas ou com alguma deficiência exige agora um estatuto legal específico. Faz-se porque é obrigado e não por sermos humanos e por cada ser humano merecer ser respeitado, especialmente os mais fracos.
  • E as leis? Existem para serem violadas.  Ninguém respeita mais nada, e os que o fazem, são otários.  Gérson levou vantagem em tudo, certo!?
  • Não dá para por um guarda na cola de cada pessoa. Dependemos todos que todos respeitem a lei e ao próximo, sejam corteses, busquem ser educadas, tratar aos demais com educação e respeito. Seja quem for.
É simples: RASGARAM O TECIDO SOCIAL, aquele que mantém todos juntos vivendo em harmonia. 

Quem pedala percebe isso no dia a dia.  Muitos acham que o motorista parou para deixar o ciclista passar. Mas observando direito, ele apenas não quis danificar seu carro passando por cima.  Por isso tantos têm medo de pedalar. Porque dependemos do humor ou de uma lei (fiscalizada 24h por dia, 7 dias por semana) para sermos respeitados, quando isso devia ocorrer porque somos tão humanos quanto aqueles que dirigem.

Infelizmente não são boas as notícias.  A menos que os alienígenas devolvam a população antiga, a situação vai piorar e muito, porque somos poucos aqueles que percebem e divulgam o fato.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010