2 de abril de 2012

SE ACABANDO NA PICANHA...

Tem futuro...via ALL FUNNIES
Amigos...

O mito de que pedalar emagrece é um daqueles que atrai mais gente para pedalar.  Deve emagrecer, se for combinado com um programa alimentar decente. Mas fica difícil se depois do cara se acabar no pedal, for terminar na churrascaria, traçando um quilo de picanha sangrenta! 

Segundo o site VIVA BEM, pedalar por uma hora nas ruas torra 840 calorias.  Então um simples passeio de 3 horas numa ensolarada manhã de domingo, leva consigo mais de 2.000 calorias. Mas claro que isso depende de quem está em cima da bicicleta. Uma "tripa" não gasta nada porque nem peso tem para dificultar a pedalada (o vento contra é que prejudica)! Um peso pesado, por outro lado, leva o peso dele e de todos os quilos de picanha que já comeu no passado (e também as pizzas, os laçaburguers, os milhões de sushis, e os muitos etcs... ou vc acha que ficou assim só na picanha?!).  O site da academia Fernando Tibery tem um artigo interessante que permite aos interessados calcular com boa aproximação quantas calorias você está gastando quando sai em passeios com os amigos pela cidade.

COMO FAZER?? EU AJUDO (dei uma simplificada para os leigos!)
Os valores do gasto energético podem ser expressos em quantas calorias por kilo de seu peso e por quantas horas a pedalada durou.  A maneira mais precisa para determinar o gasto calórico em quilocalorias de uma atividade, é descobrindo quanto é o seu gasto calórico no repouso (TMB).

Uma vez que a TMB é próxima de 1 Kcal por Kg por hora (mas nem sempre!), o gasto energético pode ser obtido multiplicando-se o seu peso corporal em Kg, pelo valor energético do trabalho (METs) e duração da atividade. Com isso é possível estimar o gasto energético (em Kcal), que é específico ao peso corporal individual.

Por exemplo, pedalar uma bicicleta em uma intensidade equivalente a 4 METs, gasta 4 Kcal. Kg-1 . h-1. Um indivíduo de 60 Kg, pedalando por 40 minutos, irá gastar o seguinte: (4 METs X 60 Kg) X (40min/60min) = 160 Kcal.

Abaixo uma tabela de METs com medidas convertidas para o sistema brasileiro.



Pedalando, BMX ou em montanhas8,5 METs
Pedalando < 16 Km/h, geral, lazer, p/
trabalhar ou divertir
4,0 METs
Pedalando, 16-19 Km/h, lazer, lento, esforço leve6,0 METs
Pedalando, 20 -22 Km/h, lazer, esforço moderado8,0 METs
Pedalando, 22-25 Km/h, competição, lazer,
rápido esforço vigoroso
10,0 METs
Pedalando, 26-30 Km/h, competição sem treino ou
treino > 30 Km/h, muito rápido, competição em geral
12,0 METs
Pedalando > 32 Km/h, competindo16,0 METs
Pedalando monociclo5,0 METs


Então, quer torrar a pança?! Largue a picanha, esqueça os laçaburguers e venha pedalar!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010