1 de julho de 2012

CHOQUE DE DOIS MUNDOS...



Amigos...

O crescente uso da bicicleta como meio de transporte individual é representativo do crescimento do choque entre dois mundos com visões diferentes sobre o planeta.  Por um lado, a visão estabelecida nos anos passados, de que a Terra pode aguentar qualquer coisa que os seus usuários quiserem fazer com ela.  Por outro, a visão mais atualizada, de que a Terra não aguenta mais a exploração desenfreada de seus recursos, que nesse ritmo vão se acabar, deixando as gerações futuras o desafio de sobreviver numa distopia tresloucada! Mad Max perde feio.

De certa forma, ambas as visões deveriam convergir para o mundo real.  Aqueles que exploram desenfreadamente não perceberam que a população não para de crescer, e que existe um limite de capacidade para tudo que existe no planeta, por melhor que seja o sistema de reciclagem. Uma hora, fazendo menino do jeito que fazemos, vai faltar recurso, não importa a quantidade de dinheiro que você tenha, vão faltar água, terra, comida, metais comuns e elementos raros para telas de LED, para fazer carros enormes, para torrar em internet. Vai faltar tudo, porque o planeta tem recursos finitos.

Por outro lado, a visão mais atualizada, esquece que a natureza do homem é a adaptação baseada em sua capacidade de criar.  Basta olhar para a explosão de e-bikes pelo mundo a fora.  Dez anos atrás, bicicleta elétrica não era nada.  Agora é uma séria opção de veículo.   Energia solar era muito mais cara do que é hoje, a eólica também.  E então começamos a encontrar uma enorme variedade de opções energéticas, força das ondas, das marés, do vento, do sol, etc... E todo dia vejo uma novidade no setor, explorando algo que nem ao menos se pensava em como aproveitar alguns anos atrás.

Então só ficar falando não ajuda a resolver o problema. Precisamos por a criatividade rumo a resolver os problemas da humanidade, pedalar enquanto não alcançamos uma solução melhor, economizar o quanto der e estimular a economia.  Dando tempo, dinheiro e estímulo a quem cria, o gênio da raça vai se mostrar com toda a criatividade que o homem tem demonstrado em seus momentos críticos, para ter uma visão utópica do nosso futuro. 

Nem que seja para sair espaço a fora procurando outra Terra e meia que precisamos para continuar no ritmo atual!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010