14 de julho de 2012

CICLOINFRASTRUTURA RESOLVE?

Amigos...

Quando debato o tema mobilidade com bicicletas observo que os leigos pensam sempre em ciclovias como solução.  Temos de ter, fazer, manter e colocar mais ciclovias; se houvesse mais ciclovias, eu usaria a bicicleta; é muito arriscado pedalar fora de uma ciclovia; são frases comuns.  Recife tem míseros 20 km (aprox.) de ciclovias e ciclofaixas na cidade.  Mas é interessante como tem ciclistas comuns, pessoas de baixa renda que dependem da bicicleta para ter mobilidade, e que nem pensam se seria melhor com mais ciclovias: eles apenas montam na bicicleta e saem por ai.  O que as motiva é o fator econômico.  Contrariando a visão tosca de alguns políticos, não adianta querer que toda a população tenha um carro, como sinônimo de riqueza.   Algumas pessoas sempre preferirão ir pedalando.

Então não precisamos de ciclovias?  Claro que precisamos, especialmente em grandes eixos viários, onde a velocidade dos carros expõe os ciclistas a riscos muito grandes.  Mesmo defendendo que é possível encontrar caminhos alternativos, sempre temos de cruzar ou passar por trechos de grandes eixos, e aí é que a coisa pega.

Mas essencialmente precisamos de educação no trânsito. Campanhas longas, na TV e em horários nobres, de mais cartazes nos pontos de ônibus, de mais cursos para os motoristas de ônibus, de mais exigências quanto a segurança de ciclistas e pedestres nos exames do DETRAN.  Cobrar, bater na mesma tecla, cobrar e bater na mesma tecla de novo, por um bom tempo.  Medidas simples, mostrando o direito de todos, como pedalar direito, como respeitar as leis e porque respeita-las.  Se não tem recursos para fazer uma ciclovia, que ponham placas ao longo dos eixos, Caxangá, Imbiribeira, Agamenon, lembrando aos motoristas que a via é de todos, e que os mais fortes (carros, ônibus, caminhões e motos) são responsáveis pela segurança dos mais fracos (pedestres e ciclistas).  Cobrar, bater na mesma tecla, cobrar e bater na mesma tecla de novo, por um bom tempo.

E se o problema para ter ciclovias é dinheiro, vale lembrar que se trocarmos os recursos de apenas 1 dos 4 novos viadutos da Agamenon, faríamos toda uma rede de ciclovias e ciclofaixas, que são baratas e tão eficientes quanto na remoção de veículos das vias!  Dinheiro tem, mas tem desejo de resolver?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010