12 de julho de 2012

A LINHA TÊNUE...

Amigos...

Mobilidade é um indicador de cultura e civilidade.  É uma linha tênue que descreve o nível de cultura e civilização que um povo ou pelo menos seus principais governantes.  Quando o povo consegue perceber que é preciso ter mobilidade e que não se tem por que os governantes insistem em soluções pro-carro, eles trocam os governantes ou abrem o verbo contra, em praça pública, exigindo que eles encontrem uma solução que funcione.  Foi assim em países como a Holanda e a Dinamarca, quando a crise do petróleo assolou na década de 70, e os governantes foram atrás de uma solução do tempo da segunda guerra, a bicicleta.  Estimulando de forma real o uso da bicicleta, reduziram a dependencia do país, melhorando a mobilidade.

Quando o povo percebe que não tem mobilidade aceitável, mas não identifica como resolver, e só reclama, é que aparece a figura do governante estadista.  Quando um desses está no lugar em que pode resolver algumas coisas e não fica só pensando em manter o cargo ou em uma próxima eleição, e toma para si a responsabilidade de resolver o problema ou de pelo menos tentar resolver, é que passa a ser visto como um grande estadista.  Foi assim em Bogotá, na Colômbia, aquele país que todo mundo só lembra pela cocaína que exporta ilegalmente. Quando Enrique Penãlosa foi eleito, a cidade tinha enormes problemas de mobilidade, mas ele tomou a si a responsabilidade e criou o transmilênio, implantou mais de 300 km de ciclovias e investiu na forma alternativa de se mover. E funcionou bem para todos, inclusive para a carreira dele! Foi candidato a presidente da Colômbia, talvez de forma prematura por isso não ganhou, mas foi bem votado e visto. Quem sabe no futuro.

Assim, quando se aproximam as eleições de prefeito do Recife, devemos todos estar de olho não só naquele que promete que vai fazer alguma coisa sobre a mobilidade: TODOS OS CONHECIDOS E JÁ ELEITOS DISSERAM QUE IAM FAZER E ACONTECER, MAS NENHUM FEZ NADA.  É preciso estar atento para não cair de novo na conversa fiada e arriscar cruzar a linha, olhar para quem tem uma vida pública voltada para melhorar mesmo a situação do povo. 

Ou vamos ficar eternamente olhando para o outro lado da OUTRA linha tênue que separa a bagunça atual de um futuro brilhante.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010