21 de agosto de 2012

CICLOVIAS REAIS

Amigos...

Tem cerca de 4 anos que o Pedalando & Olhando começou a mostrar como é o Recife para quem não usa o carro como única forma de transporte.  Nesse período, foram várias as vezes que bati na tecla da falta de competência dos gestores locais para lidar com o problema do espaço público.

A lei precisa existir para que o poder público aja. Mas muita coisa poderia ser feita de forma mais fácil. Muita coisa mesmo.

Uma dessas mais simples são as ciclovias. Aqui não entenda apenas a definição de via segregada para ciclistas, mas todas as alternativas de rotas demarcadas para ciclistas.
O primeiro aspecto é que toda rota dessas precisa pensar no ciclista.  Ele não vai aparecer do nada no começo da rota e sumir no final dela. Ele precisa sair da casa dele por uma rua qualquer e atingir a rota marcada, seja ela totalmente segregada ou não. Ele precisa seguir por ela, e se precisar mudar de direção, deve se conectar com outras de forma integrada. Ele precisa dispor de pontos de saída intermediárias e também seguras. E claro, ele deve poder contar com um bicicletário quando chegar ao seu destino.
Isso é o que falta no Recife.  Por aqui as ciclovias e ciclofaixas são todas do tipo "do nada a lugar algum".  Na realidade, tem SEMPRE embutidas uma proposta de ciclovia ou ciclofaixa de lazer, e você pode ver isso fácil. 

Observe a ciclofaixa do Cavouco, claramente feita para simular um parque ao redor do canal e nas pontes sobre o canal. 

Ou veja a nova ciclofaixa do binário Arraial-Entroncamento, que não passa de uma tentativa pífia de ciclofaixa. 

Ou a ciclofaixa Tiradentes, que atravessa da Caxangá até a Abdias, passando ao lado de um parque. E para resumir, observe que todas são absolutamente separadas umas das outras, sem conexão entre si. 

Agora os nossos gestores querem fazer uma ciclovia na Caxangá e outra na Agamenon.  Eu aplaudiria se fossem ciclovias reais, para uso como canal de escoamento de centenas de ciclistas que pedalam nessas avenidas todos os dias. Mas quando se observam os projetos, a coisa fede!   A ciclovia prometida para a Caxangá vai pelo canteiro central, mas em momento algum o projeto estabelece o que vai acontecer quando ela cruzar as novas estações do BRT?!  Vamos voar, acredite!  E a ciclovia da Agamenon, está prometida também pelo lado do canal. E novamente, deixando a vida do ciclista um inferno.

Inferno do tipo que corta rotas de ônibus como a ciclofaixa Arraial-Entroncamento na vizinhança do Hospital Agamenon Magalhães.

Inferno do tipo que é para quem precisa entrar ou sair da ciclofaixa do Cavouco, ou ainda para quem precisa continuar da ciclovia da Orla de B.Viagem para o centro, totalmente largado na buraqueira e sem proteção alguma.

Esses e outros motivos me impelem a mandar os atuais gestores para bem longe de mim nas próximas eleições porque tiveram 12 anos para fazer algo a respeito, e deixaram a m... feder feio.  Espero que você também chute eles para bem longe e acredite que com a pessoa certa, em 5 ou 6 anos, o Recife pode ser uma cidade totalmente diferente!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Caro Rogério, para corroborar com seu post, vai uma sugestão: que tal testar a ciclofaixa que será inaugurada na próxima semana na Av Ayrton Senna, em Piedade? Eu sou morador de Candeias e passo diariamente por aquela região.
    É outra que ligará o nada a lugar nenhum e também feita na faixa da esquerda e terminando na esquina com a Barreto de Menezes, onde há um grande fluxo de veículos(incluindo ônibus e lotações).
    E na Estrada da Batalha(ali perto) não fizeram uma única ciclovia ou ciclofaixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade?! Eu penso que eles (os gestores) estão fazendo algum jogo com a população. Fazem ciclovias atendendo a pedidos, mas fazem errado, qq ciclista evita porque não quer morrer... depois os gestores vão na mídia e dizem que ninguém usa a ciclovia que fizeram (e ainda fazem biquinho!)... nignuem me ama, ninguem me quer, dizem! Só pode ser isso, porque é o que acontece OSTENSIVAMENTE com todas as ciclovias e ciclofaixas criadas nessas gestões... vamos abrir o olho!

      Excluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010