5 de setembro de 2012

SER OU NÃO SER...

Se HAMLET (aqui interpretado pelo ator inglês Kenneth Branagh)
trabalhasse na CTTU, estaria hoje em seu Grande DIA! 
Até que a Pompéia parece com ele...hummmm

Amigos...

Dilema antigo, mas Shakespeare é sempre atual.  Está sempre conectado aos dramas humanos, que mudam de época e circunstâncias, mas continuam iguaizinhos lá no miolo.

Hoje a CTTU vive um dilema desse tipo.  Cuidar da mobilidade de todas as pessoas ou só de quem usa os carros, eis a questão.  De um lado, ciclistas, pedestres, passageiros de ônibus e respectivas empresas e funcionários. Do outro, motoristas de carros.  No meio, o binário ARRAIAL-ENCANAMENTO, com sua ciclofaixa.  A solução implantada 30 dias atrás provocou muita polêmica, que parece até de encomenda, mas deixa essas implicações para outro momento.

O bafafá provocado pelos motoristas, agora privados de uma das faixas de tráfego, foi para cima de quem não é culpada: a ciclofaixa.  Sim, mesmo reduzindo em 1/3 a largura do espaço disponível para os carros e ônibus, ela não é culpada.  E não é porque quem compra um carro não compra a via PÚBLICA.  O espaço deve contemplar todos os modais de transporte, e não o faz. Ao invés de fazer SÓ a ciclofaixa, ela deveria ter feito também um canal exclusivo de ônibus nas vias.  Afinal são eles que transportam o grosso da populaçã.  Isso mostraria que a CTTU está ligada em quem transporta mais e quem precisa mais.  O carro é bom porque o transporte público é péssimo, mas é ruim porque usa uns 10 m2 da via, para transportar apenas 1,2 pessoas/unidade.  As vias deviam ser ocupadas essencialmente por ônibus, bons, confortáveis e pontuais, e por bicicletas para os pequenos trechos. Se vc realmente precisar do carro, para transportar uma pessoa de idade, ou filhos pequenos na escola, enfim, se você for encher o carro com pessoas e cargas e leva-las para vários lugares da cidade, então você vai dispor de uma faixa para você fazer isso. E SÓ! E não me diga que todo mundo tem uma mãe idosa para levar no médico TODOS OS DIAS. 

O problema é mesmo de egoísmo. Algo de luta de classes isso também, porque são sempre os ricos favorecidos (que usa o carro, sempre) e os pobres prejudicados (quem SEMPRE usa a bike, porque o ônibus é caro demais).

Por isso, existe a lei, para DECIDIR e pensar pelo poder público.  Gestor não pensa, não devia, mas tenta!  Gestor deve cumprir a lei.

Então deixa a ciclofaixa, faz uma faixa exclusiva para os ônibus, e diz com todas as letras, com todas as palavras ainda não ditas, com toda a força do poder público responsável por GERIR O PATRIMÔNIO PÚBLICO, da RÉ PÚBLICA, que o espaço público é de todos, e quem tem carro e insiste em usá-lo, tem de se acomodar a falta de espaço para todos os carros ao mesmo tempo, e preferir o ônibus ou a bicicleta.

Enquanto o poder público ficar dando uma de HAMLET, o Recife vai continuar parado!

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Rogério você sabe que sou plenamente favorável ao uso real da bicicleta e não só como laser;sou a favor de ciclovias que cortem toda a cidade e interligada plenamente, não essas ciclovias ou ciclofaixas que vão pra lugar nenhum e mesmo assim só trechinhos...também sou contra os ônibus como transporte de masas aqui no centro, sou sim a favor de mêtros modernos e que cortem os bairros como por exemplo da UR& na Varzea até o centro do Recife é um trecho reto praticamente sem curvas(alta velocidade), outro da Macaxeira via Av Norte até o centro;outro que pegasse de Abreu e Lima até o centro do Recife e por ai vai os ônibus com ar condicionado e limitados a pessoas sentadas fariam o outro papel interligação aonde não desse para implantar os mêtros;infelizmente as empresas de ônibus financiam as campanhas políticas ...e os carros deviam serem proibidos de irem ao centro e ainda ter rodízio, com isso as pessaoas se uniriam e ao invés de morando no mesmo lugar e trabalhando no mesmo trabalho irem sistema de lotação com isso diminuiria os carros, mas o transporte de massa como é hoje me desculpe mais só pra quem não tem carro ou perna e coragem pra ir de bicicleta

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010