24 de julho de 2013

ASSOMBRANDO AS RUAS...


CLICK NA IMAGEM PARA VE-LA MAIOR.
Fonte: SAFELIGHT
Amigos...

Tem dias que me pergunto para que ver filmes de susto, daqueles que o cara aparece de repente, dando aquele choque no vivente!?!  Basta sair para a rua que encontramos coisas igual, na maior parte das ruas do Recife.  A cidade está cheia de ciclistas pedalando no escuro das nossas ruas, vestindo roupa preta ou escura, e rodando sem um refletivo que seja em bicicleta velhas e caindo aos pedaços.  Explico que não sou contra bikes velhas, mas contra a falta de adesivos, refletivos, olhos de gato ou qualquer outra parte que reflita ou emita luz para quem pedala à noite.  Sair no breu é um perigo constante.  Várias vezes só vi o ciclista em cima, e isso é pior perto de paradas de ônibus e outras áreas com muitos pedestres.  E quando é você que está pedalando, e de repente surge um desses no escuro e na contramão, a m... tá feita!

A propósito disso vi um anúncio de uma empresa especializada em coletes e casacos para aumentar a nossa visibilidade, a SAFELIGHT.  Na página do face dessa empresa tem um gráfico que reproduzo aqui, porque bota os "pontos nos iiiissss" quanto a visibilidade do ciclista e a capacidade de resposta do motorista.  Não podemos sempre achar que só é papel do motorista calcular a distância para quem pedala e dar os famosos 1,5 m para o ciclista. É preciso que ele nos veja, e de preferência, de longe para dar tempo de decidir o que vai fazer dentro do tráfego.  Vejam que usando um colete ou algo parecido, nossa visibilidade dá muito mais tempo ao motorista para ele decidir.  E isso para nem falar que estando bem sinalizado o carrocrata empedernido não vai poder dizer que não nos viu, né mesmo?!

Pedale iluminado e ilumine os carrocratas!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. A bicicletas que conhecemos hoje (vendidas em mercados e outros parecidos) deveriam sair de fabrica com os famosos led´s pisca-pisca ao invés dos refletivos, tenho me deparado com muita frequência com o que você mencionou aqui, muitos ciclistas "trabalhadores mesmo" no horário de pico, já que aqui em Curitiba 18:00 no inverno é noite circulando sem um refletivo que seja, quando me deparo com um que usa o pisca-pisca é notório a visibilidade que se tem da criatura.

    Por isso acredito que a bike deveria sair das fabricas com esse tipo de acessório o valor agregado é muito baixo.

    http://fabriciosouza.com

    ResponderExcluir
  2. Fabrício, não sei se ai vcs têm problemas como iluminação pública. Essa semana a prefeitura do Recife resolveu que iluminar é preciso para garantir um novo programa de segurança pública (novidade!!!!)... Enfim, estão trocando lâmpadas, melhorando alguns pontos. Mas até umas duas semanas atrás, aqui na frente de meu prédio onde tem uma parada de ônibus, ficava uma escuridão enorme. E olhe que moro em uma área mais central da cidade. Várias vezes vi ciclistas passarem sem nada, sem um refletivo, e ainda vestindo roupa preta em cima de uma bicicleta negra. Verdadeiros ninjas! È uma boa idéia colorar esses LEDs de fábrica. Mas temo que os proprietários, especialmente os de baixa renda, não vão manter as pilhas ligadas... teria de ser algo movido a energia solar, para não faltar! Os refletivos em grande quantidade teriam um custo mais baixo e não consomem pilhas! Pena que não colocam ou pior, os donos arrancam para fazer personalizações malucas! Vamos ver se isso melhora algum dia! Obrigado pelo Pitaco!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010