29 de agosto de 2013

EXEMPLO NEGADO!

Amigos...

Dizem que o processo mais eficiente de aprendizado é o exemplo. Você mostra como fazer, e a pessoa aprende. Em praticamente todo mundo, as universidades são centros de aprendizado, investigação e crescimento humano.

Não na UFPE.

Em termos de mobilidade, a UFPE é uma universidade muito antiga, da década de 60 ainda.  Muitas avenidas largas, ruas movimentadas com muitos carros, visão da Era do Automóvel.  Conceito que baixou de vez no Brasil com a chegada da fábrica do Fusca!

Calçadas decentes em todo o campus? Ciclovias e ciclofaixas tanto para acesso ao campus quanto para circular dentro dele? Paraciclos e bicicletários em todos os centros? Acesso diferenciado para cadeirantes e idosos? Sinalização pro-pedestre? Nada disso existe decentemente na UFPE.

Mas para os carros e ônibus sobra infraestrutura e "liberdades".  Carros estacionam em qualquer lugar, e ônibus correm em velocidades incompatíveis com o fato de estarem trafegando em um espaço escolar.  Afinal, uma universidade ainda é uma escola!

Mesmo assim, muitos alunos usam bicicletas, muitos ainda andam no campus. Vejam algumas fotos de paraciclos e bicicletários improvisados no CCEN, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, sede dos departamentos de Física, Química, Matemática, Estatística e vizinho ao Centro de Informática.

Corredor CCEN/CIN/DQf

Acesso ao DEMAT/CCEN

DQf, CORREDOR DOS LABORATÓRIOS

O campus precisa passar por uma ampla reforma que privilegie calçadas em todas as quadras, com acessibilidade para cadeirantes, idosos e deficientes visuais.  Precisa impor normas rígidas de controle de velocidade e fiscalizar isso, com câmeras e guardas.  Precisa Inserir a bicicleta no dia a dia da universidade, prevendo conexão com os corredores Leste-Oeste e BR101 do BRT, e criando uma infraestrutura de integração geral das linhas.

Esse trabalho seria um exemplo para o Recife.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010