19 de agosto de 2013

PRECISA MUDAR O TAL PARADIGMA...

As estrelas são INCONTÁVEIS, mas um planeta como a TERRA só tem um!
(Os cientistas calculam que existem mais, mas por perto, acessível e conhecido, até agora não apareceu nenhum!) 

Amigos...

Estamos constantemente em transformação.  O mundo não para e as pessoas também não.  Algumas décadas atrás, o bom era ter carro, o sonho de consumo de pessoas que pensavam em um mundo totalmente voltado para a locomoção pelo automóvel. Inspirado pelos americanos, pela ótica da velocidade, do fazer rápido, do ser eficiente. Devotamos toda a sociedade para a velocidade, para as auto-estradas, cheias de viadutos, pontos, acessos e estacionamentos.  A calçada era supérflua, a vida passava correndo e era imperativo ganhar e consumir.

Como tudo que é levado ao extremo, um dia pipoca, então é isso, está tudo pipocando.  Vivemos afinal em um mundo finito. Não dispomos de dúzias de planetas para explorar e qual formigas, destruir para crescer nossa população.  Os recursos naturais estão chegando ao fim das possibilidades de consumo exagerado.   Não tem mais sentido usar um carro para ir na esquina comprar pão. Não porque não possamos, mas porque o planeta não comporta isso.  O planeta que as pessoas irão deixar para seus filhos e netos, agora está lotado, quase exaurido. E temos de mudar, a começar com a gente mudando nossos hábitos diários.

Quando defendo a bicicleta e as calçadas, acho que defendemos a vida. A nossa e de nossos descendentes. Precisamos sair da atual zona de conforto, mudar esse paradigma de dependência exagerada do automóvel, deixar de aceitar e devotar o espaço público a ele, e resgatar a cidade para as pessoas. Andar mais devagar, consumir menos, gerar menos lixo, reciclar o que for possível e reduzir nossas pegadas na natureza.  Talvez sobre algum planeta para nossos bisnetos...talvez!

ATUALIZAÇÃO....E veja porque estamos assim!

COMENTEM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010