5 de fevereiro de 2014

CADA UM TEM O QUE LUTA PARA CONSEGUIR...

ORIGINAL DAQUI

Amigos...

Inegável que temos a sociedade do Recife, e creio eu de todas as demais grandes cidades do Brasil, não tem interesse AINDA em investir na bicicleta como forma de mobilidade individual.  Ontem mesmo, com a volta às aulas nas escolas particulares, o que se viu foram filas triplas de carros para deixar as crianças nas escolas.  O modelo civilizado passa longe nessas horas!

Estava observando fotos de uma cidade civilizada, Gröningen na Holanda.  Observem as ciclovias, cicloavenidas protegidas, a pouca quantidade de carros. 

Groningen é uma cidade de 360 mil habitantes em toda a região metropolitana e cerca de 217 mil apenas na área urbana, concentrada numa área de pouco mais de 84 km2, dados do Wikipédia.  Recife, como comparação tem uma área de 218 km2, com uma população de 1,5 milhões de pessoas no município, mais de 3,7 milhões na sua zona metropolitana.  A densidade populacional do Recife é quase 3 vezes maior que Groningen.

Esses dados mostram o tamanho do nosso problema. 

Que todos sabem que a educação do nosso povo é muito pior que a educação do holandês médio, e que temos problemas em uma escala muito maior que a deles.  E isso não se reverte da noite para o dia.  São precisos muitos e muitos anos de trabalho, focado em resolver o problema da educação, da cultura da massa, do respeito ao próximo.   Por essas e por outras, quando em 5 anos saímos da quase total nulidade em ciclistas para o trabalho para uma certa presença matinal nas ruas, até em dias de chuva, eu comemoro.

Fora isso, eu espero...sentado!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010