23 de março de 2014

PARA CONVIVER BEM...

CICLOFAIXA DE LAZER E TURISMO, o primeiro passo na direção do bom convívio entre as partes, agora pintadas. Mesmo que ainda não estejam totalmente usáveis durante a semana, vamos chegar lá!

Amigos...

Muitos criticam o modelo de implantação das ciclofaixas que a PCR adotou para o Recife. Acreditam que o mais correto seria a imposição, retomada, redivisão do espaço, seja o nome que for dado, feita de cima para baixo. Imposta pelo poder público de qualquer forma.
Cada dia que passa tenho mais certeza que o modelo adotado nessa administração tem uma sensibilidade enorme entendendo que é preciso mudar primeiro a cabeça de quem anda na cidade, e a mudança na cidade poderá ser feita com muito menos atrito e divergências. Em um primeiro momento, ciclofaixas de lazer, aos domingos e feriados, cortam a cidade e mostram a população que se pode ver a cidade por outros ângulos, além de acostumar os motoristas a verem os ciclistas nas ruas.  Vemos o resultado disso claramente na mídia que publica matérias sobre a bicicleta quase toda semana, nos carros que passaram a respeitar mais os ciclistas nas ruas, no aumento do número das lojas, etc.

Que ainda temos "antas" dirigindo, claro. Mas nesse aspecto, vamos melhorando.

Agora a PCR marcou onde ficam as ciclofaixas móveis nas ruas, ainda mantendo os cones e o uso delas nos domingos e feriados.  Mesmo sem proibidas de usar,  essas faixas vão ficar ali, lembrando aos motoristas que existe vida fora do carro dele, que tem bicicletas, que tem gente pedalando.  Acredito que depois disso, o próximo passo deve ser a pintura das bicicletas nas faixas e a colocação de placas e taxões indicando que ali é uma ciclofaixa PERMANENTE.

Parece que a estratégia é no primeiro momento é uma sensibilização dos motoristas quanto a existência dos ciclistas, depois implantar gradativamente as primeiras ciclofaixas permanentes na cidade, enquanto entra com algumas ciclovias em locais mais complicados.  Quem sabe chegamos ao final com uma rede de cicloinfraestrutura na cidade, tornando o Recife uma cidade melhors. 

Sempre achei que era importante ter essa infraestrutura para um bom convívio entre as partes. Mas realmente nunca havia pensado como é importante trabalhar a cabeça das pessoas para desenvolver esse convívio de forma permanente.  É como deve ser processada a introdução da bicicleta na vida da cidade. 

Não é uma coisa fácil, mas parece que estamos fazendo!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010