16 de outubro de 2015

MINHA MÃE É UMA CARROCRATA...



Amigos...

Uma afirmação forte, mas minha mãe é uma carrocrata.  Aos 81 anos, ela não consegue mais se locomover se não for andando ou de carro.  Andar apenas para perto de casa e geralmente acompanhada, porque as calçadas não prestam.  Antes ela usava muito o sistema de ônibus do Recife, ia para todo canto sozinha porque entendia o quanto era difícil ir de carro para alguns lugares (mas se pudesse, ia de carro!). Mas hoje ela não consegue mais.  Os ônibus são muito altos para ela conseguir subir sem ajuda.  Sorte dela que pode pagar taxis ou que tem o filho que a leva para onde quer de carro. Mas ela não é carrocrata só por isso. Ela realmente aprecia o carro, gosta dele limpo, paga por isso.

Mas até ela está espantada com a quantidade de carros nas ruas. Costumo leva-la as compras de mês, aos médicos e exames, ou simplesmente para passear em algum shopping da cidade.  E todas as vezes, ela comenta que "essa rua não era assim", "olhe quanto carro, meu Deus".  Ruas que antigamente eram vazias, quando ela dirigia - até uns 8 anos atrás - hoje estão entupidas de carros estacionados.  Resultado de várias políticas erradas de um presidente analfabeto e sua cupincha, que tinham conceitos errados sobre mobilidade, espelhando tanta gente que acha carro motivo de status. Ou que tentavam a todo custo proteger empregos sempre de olho em não perder votos. 

Minha mãe também achava que ter um carro, dirigir um carro, era motivo de status e de liberdade de ir e vir.  Mas até ela entende que tem algo errado hoje, que as "soluções" foram erradas. Pensar que todo mundo tem de ter um carro, por ascender a um status econômico mais elevado, é um erro. Erro dela, erro dele, erro que atinge a todos, especialmente as pessoas realmente necessitadas de um carro, como ela e tantos outros idosos.

Isso, nossos governantes ainda não entenderam.

COMENTEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010