29 de fevereiro de 2016

MERCADO & CRISE



Amigos...

O vídeo acima é de uma grife francesa, a OLOW,  lançando sua coleção primavera-verão 2016 para ciclistas, ROUES LIBRES/RUAS LIVRES.  Uma marca que eu não conhecia, não sei se é antiga ou nova. Mas que tem algo de inovadora.

O propósito de apresentar esse vídeo é que vivemos uma crise de negócios, empregos e dificuldades políticas.  Muita gente sem emprego resolve montar negócios, e vai para o óbvio: comida ou pequenos serviços. Um dia isto vai saturar o mercado.  Enquanto isto, existem nichos de mercado não explorados e que permanecem ignorados.

Muitos ciclistas não pedalam usando calças, preferindo as bermudas acolchoadas (eu no meio!), porque as partes íntimas ficam mais protegidas.  O vestuário adequado é essencial, apesar de que alguns "magrinhos" acham que não.  Não é no s... deles que as bermudas e calças normais pegam!  É um problema que se resolve com o redesenho das calças, escolha dos tecidos, enfim pensando. Os ciclistas esportivos como atletas são relativamente bem servidos de vestuário, mas o nicho de mercado dos ciclistas urbanos é praticamente inexplorado no Brasil. E vestuário é uma indústria enorme no interior de Pernambuco.

Outro problema, e ai ainda mais específico, é o fato de que Recife é uma cidade quente e úmida, onde a escolha do tecido é fundamental para ter um uso agradável. Mesmo assim, quantas "grifes" saturam o mercado de camisas com proteção UV feitas de fibras plásticas artificiais?! Será que não se encontra um tecido melhor, mais fresco e ventilado, ou um design que torne as camisetas mais confortáveis sem ficar "pegando" no suor de forma tão desagradável?

Um terceiro nicho esquecido é o de bolsas e equipamentos similares. Você encontra até algumas iniciativas legais, mas a um preço difícil de ser compatível com o mercado local. Será que ninguém pensou em importar isso da China? Existem 68.000 produtos só no Ali Baba Express no quesito BIKE BAG!  E os preços, são imbatíveis. Quer sair do nada, seja criativo!

Resumindo, quer ganhar dinheiro, fareje os nichos, procure resolver os problemas que já existem no mercado, procure soluções, invente. Saia do lugar comum que todo mundo faz, do que todo mundo usa para resolver o problema. Aquilo que todo mundo faz, vende menos. Quer ir para frente, INOVE!

COMENTEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010