21 de junho de 2016

REPORT DO "PARAÍSO"...SQN!

Assim, de longe, haja espaço!

Amigos...

Se tem um lugar na Terra que pode ser considerado como o PARAÍSO dos carros, esse lugar é Brasília. Apesar de já ter algumas iniciativas como Metrô e construção de ciclovias, ainda é uma cidade onde ficar sem carro é sofrer.  Passei uns dias por lá e observei como deve ser difícil a vida do ciclista e do pedestre em uma cidade com avenidas de largura quilométricas, com canteiros gigantescamente cheios de árvores, e passagens de pedestres separadas por distâncias quase impensáveis.  É uma maratona conhecer a cidade, se não tiver um carro.  E outra se tiver, porque andar entre tantas entradas, saídas, fazendo um giro enorme para não ter cruzamentos e engarrafamentos, deixa qualquer um tonto.

Quanto mais espaço, mais carros...
Realmente, engarrafamentos como conhecemos no Recife, vi poucos.  Nas ruas, os carros andam em alta velocidade.  Frase de um parente: UM DIA MORRE UM MOTOQUEIRO, NO DIA SEGUINTE UM BICICLETEIRO! Mesmo onde tem ciclovias, algumas não são realmente protegidas. E quanto mais espaço se dá, mais carro tem (foto)! E isso para nem falar que todo mundo corre no limite das vias, muita gente tem carros grandes, é cheio de "sabe com quem tá falando" motorizado, e todo lugar fica a quilômetros.


Pedalar em uma das ciclovias do LAGO NORTE, um acostamento convertido em ciclovia, com brechas para as paradas de ônibus, e sem nem mesmo umas "tartarugas" para separação com o tráfego, é um ponto de risco na Capital Federal!

Andar por Brasilia exige atenção, paciência, e é coisa só para GPS!  Mas eu gostei da cidade. Como Recife, é plana, e creio eu, vai ter um futuro melhor para os ciclistas. Ao contrário do Recife, o governo de Brasília está implantando ciclovias em toda a cidade. Mesmo que algumas não sejam lá grande coisa, quanto mais, maior a probabilidade de aumento dos usuários. Faça a infraestrutura e os ciclistas aparecerão.  E Brasília está fazendo!

COMENTEM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010