2 de janeiro de 2017

5 CAUSAS DA SUA "BANHA" CONTINUAR RESISTINDO!

PEDAL TODO DIA, MAS O "BUCHINHO" É RESISTENTE! PORQUE?


Amigos...

Você se mata, acorda de madrugada, pedala todo dia, mas nada daquele "bucho" obsceno se transformar pelo menos numa barriga decente, de leve, sutil! Fica aquele "cinto de banha", aquele "pneu de trator", em volta da cintura, aqueles "babados" balançando nas horas e lugares errados!  Talvez você esteja fazendo alguma coisa errada! Mas o que?

Nesse post, vamos resumir a matéria da TOTAL WOMEN'S CYCLING sobre 5 motivos que estão causando essa banha, apesar dos seus esforços. As meninas costumam ter mais "tecnologia" que nós, homens, quando se trata de perseguir a banha!  Vamos lá...

VOCÊ NÃO TEM DORMIDO O SUFICIENTE
O sono é um momento de reparo dos músculos e equilibrio hormonal. Sem as horas necessárias, seu corpo fica sem energia e procura suprir isso com mais fome, quase sempre, carbohidratos. Durma uma noite sem despertador e sem interferências (crianças, animais, celular do chefe, etc) e descubra quantas horas seu corpo está precisando repousar mesmo, acordando naturalmente.

VOCÊ ESTÁ "REABASTECENDO" MAIS QUE "QUEIMANDO"
Observe que o item 2 é óbvio: se entra mais calorias do que você gasta, você não vai emagrecer mesmo. Mas além de prestar atenção as calorias, é preciso observar as várias necessidades do corpo. O corpo precisa de muito mais do que apenas calorias para queimar. Precisa de sais minerais variados, vitaminas, etc. A falta de um ou mais elementos na dieta, leva seu corpo a uma fome específica que muitos gordos não conseguem identificar. Terminam assim, comendo o que não precisam, apenas porque a fome bate, mesmo que aquilo que estão comendo não consiga suprir essa falta. Mantenha um diário de alimentação por algum tempo, observe se você mantém uma variedade de alimentos, se você busca estar sempre escolhendo frutas e verduras diferentes, nozes e castanhas, grãos integrais variados, etc.  Essencial combater a rotina alimentar, variando sempre que possível.

VOCÊ ESTÁ SE EXERCITANDO MUITO E/OU COMENDO POUCO!
Que loucura é essa?! Se estou me exercitando muito e comendo pouco, porque a banha não some? Porque seu corpo é uma máquina perfeita, desenhada por milhões de anos de evolução! Ela tem mecanismos de proteção ANTI-JEJUM.  Exercitando muito e/ou comendo muito pouco, seu corpo dispara uma situação de "FALTA DE COMIDA", e enche você de Cortisol. Isso diminui sua energia. Mais detalhes, você pode ler (em inglês) aqui!



VOCÊ ESTÁ GANHANDO MÚSCULOS!
Essa é a minha preferida, "me engana que eu gosto"! Realmente, o que você quer? Banha e músculos tem densidades diferentes: densidade é a divisão do peso pelo volume.  Assim, se o músculo é 3x mais denso que a banha, ao trocar 1 kg de banha por 1 kg de músculos, você ficou cerca de 67% menos volumoso. E o peso, continua o mesmo.  Isto nos sugere que uma boa forma de trabalhar é tirar suas medidas para que você acompanhe a redução do seu volume. Existem muitos protocolos para isso, um bom professor de educação física tem de saber como tirar as medidas. As banhas que estão ali na cintura podem estar sendo reduzidas, por baixo, convertidas em músculos, e apesar do peso se manter, o resultado final pode ser apenas que aquela gordura localizada não está sendo trabalhada adequadamente. Aí entra o quinto ítem.

VOCÊ NÃO ESTÁ MUDANDO SUA ROTINA DE EXERCÍCIOS
Esse é um dos mais difíceis de mexer: mudar sua rotina.  A tendência de todo mundo é manter a regularidade. Então a gente sai naqueles grupos que pedalam 40-50km, 3x por semana, 2-3h de pedal forte, e a banha ali, segura e firme.  Será que o nível de atividade e o tipo de atividade não estão constantes demais? Não seria o caso de alternar um ou dois desses treinos com um treinamento de altíssima intensidade e tempo mais curto? Ou simplesmente, deixar a bike de lado e dar uma corrida, ou fazer uma sessão de musculação variada?!  Se você malha todo dia na academia, já deve ter sido recomendado trocar a série periodicamente. A mesma coisa se você usa a bicicleta como atividade. É preciso variar!

Assim, a gente que precisa se manter dentro de uma boa forma, especialmente quando os médicos nos descrevem com palavras altamente estimulantes como "diabético", "hipertenso", "quase-morto", tem de fazer mais do que apenas sentar e comer, treinar sem se ligar, pedalar até morrer.  A gente vai ficando banhudo com o tempo, mas não precisa ficar descuidado!

COMENTEM...

Um comentário:

  1. Ótimas dicas Gero. Quanto a questão fome queria acrescentar que o mais importante do "sentir fome" é entender que a fome verdadeira é quando o corpo pede nutrientes, quando o corpo precisa de alimento e não quando você "acha" que está com fome, ou aquela vontade de comer besteira, que já uma indicação de que está se alimentando mal.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010