28 de agosto de 2017

CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA... A NOSSA!

Ficus depenado... cidade mais quente!
Amigos...

Triste ver que a Prefeitura da Cidade do Recife não valoriza as árvores que a cidade tem, e acho que grande parte da população também não. Esse mês foram várias as baixas, entre podas superexageradas e erradicação de árvores "doentes".  Dentre elas, a poda radical de um ficus dos mais emblemáticos cartão postal da cidade, na rua da Aurora esquina com a ponte Princesa Isabel, em frente a SDS.  O ficus apesar de muito danificado e mal cuidado, queimado, meio derrubado em cima do Capibaribe, resistia bravamente, se agarrava ao pequeno pedaço de chão que a "civilização" deixou para ele. Civilização do carro quer mais espaço para a passagem daquele que controla a vida da cidade, entra prefeito, sai prefeito.  Aquele que alargou as alamedas no passado, em cima das calçadas arborizadas, deixando nacos mínimos de terra para as árvores se agarrarem e os pedestres passarem.

Agora, a coisa está pior.

As calçadas não atendem mais aos pedestres, o tráfego de cadeirantes e idosos não é possível.  E a culpa recai sobre as árvores, que nada fazem, só sujam com suas "malvadas" quase "perversas" folhas secas! Os "donos" incógnitos e não mencionados da cidade só aparecem quando uma das "malvadas" árvores, velha e desnecessária, deixa de resistir a tanta agressão e cai por cima de um carro. De repente, o povo se lembra que os "donos" da cidade estão em perigo, podem ser danificados pelo "mal encarnado", as silenciosas e magnificas árvores das belas alamedas do Recife.

Recife é um forno. Cercado de morros, estamos em um baixio, rente aos manguezais. As árvores amenizam o calor ambiental, absorvem a luz do sol e o excesso de umidade, proporcionam sombra, retém uma atmosfera mais fresca abaixo de suas copas. Remover as árvores de suas alamedas, além de descaracterizar bairros como Espinheiro, Graças, Torre, Casa Forte, etc, esquentam a vida de todos. Matam a cidade.

Fui lá no Ficus da Aurora. Pedi desculpas pela poda exagerada causada por outros da minha espécie. Orei para que ele se recupere. Ou estaremos todos condenados. É apenas uma questão de tempo...

COMENTEM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010