9 de março de 2009

ÔNIBUS SIM, MAS PORQUE AS BICICLETAS NÃO?

AMIGOS...

Recentemente, li no Jornal do Commércio daqui de Recife, uma matéria falando sobre os novos corredores de ônibus e novas estações de transbordo que o Governo do Estado de Pernambuco vai implantar no Recife. Bem, resolvi atuar socialmente enviando a Jornalista Cláudia Parente, do setor de CIDADES do JC, um email sobre o porque não aproveitar o momento e implantar junto pequenas medidas [custo baixissimo, frente aos investimentos que serão realizados!] para implantar uma integração maior entre ÔNIBUS - BICICLETA e METRÔ - BICICLETA. Abaixo, a integra do email enviado:

Sra Cláudia

Sou um dos que acompanham sua coluna em CIDADES no JC. Esta semana que passou, o Governo do Estado anunciou as medidas para expandir e melhorar o sistema de transporte público de Recife, incluindo novas estações de transbordo e novos corredores exclusivos. Como ciclista, senti falta de um posicionamento efetivo deste projeto no que tange ao uso da bicicleta como veículo integrando-a com os ônibus e metrô. Outras cidades do mundo têm acrescentado bicicletários a este tipo de estação, ônibus com bagageiros para bicicletas, vagões de metrô para bicicletas, sem falar de ciclovias e ciclofaixas integradas e reais [que funcionem como canal de trafego e não para lazer apenas]. Já que o estado vai melhorar o sistema de Recife por que não integrar quem hj já usa tanto a bicicleta [e são tantos!!!], promovendo uma integração geral?

Abaixo alguns links relativos, e tb mando uma foto de um ônibus de miami retirado da bloglog da globo, como exemplo:
http://voudebicicleta.eu/WordPress/
http://bloglog.globo.com/blog/blog.do?act=loadSite&id=109&mes=6&ano=2008

Aproveitando, quando teremos um BILHETE DE PASSAGEM ELETRÔNICO AVULSO, que simplifique o uso do sistema e que seja acessível a qq um? Ou quando teremos uma integração real, aonde pagando uma única passagem tenhamos cerca de 1 hora de uso de qualquer linha. Só isto já aliviaria as linhas mais congestionadas e distribuiria os passageiros em várias linhas sem sobrecargas desnecessárias.
Acho que idéias existem, mas boa vontade dos gestores do transporte público só anda empurrada!

Ainda não recebi respostas. Se vc acha ou pensa como eu, mande um email para ela tb... o mundo só faz quando a gente se mexe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010