14 de maio de 2009

NOVO URBANISMO



Amigos...

Primeiro um detalhe: este vídeo, apesar de estar em inglês, vale a pena ser visto por quem acha que não existe jeito para melhorar nossas cidades. Existe. Mas não dá "um por fora" para político nenhum. Daria votos, se o povo relacionasse bem as coisas, mas estamos numa corrida atrás do próprio rabo. Por um lado, os políticos de hoje não estão interessados em dar ao povo uma educação decente. Por outro, o povo não saca isto e não dá o troco, deixandos os sacanas de fora. Bem, mas voltemos ao vídeo.

Ele venceu um concurso mundial em um congresso internacional de Urbanismo. Avalia as possibilidades de transformar áreas degradadas em áreas integradas. Não criando bolsões de shoppings, lojas e mercados separados por 20-30 minutos de sua casa de carro. Mas fazendo o espaço todo ser multifinalidade: seu mercado, cabelereiro, padaria, etc a 5 minutos a pé. Tudo perto, lembrando as pequenas comunidades que ainda existem! Seria uma cidade de pequenas cidades, integradas, harmônicas, humanas!

Eu gosto da idéia. E todos nós vamos reconhecer que é isto que se encontra em alguns bairros bem servidos da cidade, com residências atendidas parcialmente por uma boa variedade de serviços. Casa Forte é assim. Alguns trechos de Boa Viagem. Alguns pontos enfim. O que o NOVO URBANISMO prega é fazer todas as cidades assim. Seria possível ainda hoje?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010