31 de março de 2012

MENOS VIADUTOS E MAIS AÇÃO...

Publicado no NE10.COM.BR (Mais fotos aqui).

Amigos...

Ontem teve a tal reunião para discutir os viadutos da Agamenon, coisa de "governo social", que cria comissão e reunião para tudo!  Pensei que seria aprovado com ressalvas, mas foi reprovado pelos técnicos presentes.  Existe ainda alguma coerência em Recife.  Não sei quem está aconselhando o governador Eduardo Campos, mas se futucar vai descobrir que tem alguém querendo criar uma oportunidade de ganhar dinheiro com as obras.

Não é de hoje que se nota que certas "fantasias", como achar que viaduto vai melhorar o trafego para os ônibus, realmente resolve o problema a longo prazo.  A curto prazo parece resolver. Mas sem colocar com todas as palavras que "A PRIORIDADE É O ÔNIBUS", o tráfego não tem solução.  A prioridade é dele porque ele leva 60 ou mais pessoas por veículo, otimizando o uso do espaço público. Se ele passar a intervalos curtos(a cada 5 minutos, por exemplo), for confortável (ar refrigerado, não rodar entupido sempre), etc, ele será a escolha óbvia para a grande maioria das pessoas em trânsito na cidade. 

Quando você faz viadutos "para agilizar o tráfego dos ônibus", você está MENTINDO!  Quer agilidade? Separe JÁ uma via da Agamenon, crie viadutos nessa via APENAS para os ônibus passarem por cima dos cruzamentos, crie as estações no centro, em cima do canal, e finalmente, ponha passarelas para os pedestres chegarem as estações.  Ah, mas vai "tirar" uma pista de carros!? Problema deles. Ah, mas vai prejudicar o tráfego de carros? Deixe o seu em casa e use o ônibus.  O ônibus é prioritário, então bote isso na prática. Ele passa, quem tem carro que se lasque! 

Quer usar seu carro? Problema seu se ficar preso em engarrafamentos intermináveis, no calor, e chegando atrasado no trabalho ou na escola.

Quer chegar cedo e rápido, sem suor e sem estresse, vá de BRT.
O resto é papo furado!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010